Como se tornar um artista de animações computadorizadas?

Já penseou em criar o próximo "Toy Story"? Aqui nós mostramos o caminho!

Em 1995, o mundo dos desenhos infantis passou por uma revolução nunca antes visto: estreou nos cinemas Toy Story, da Pixar, o primeiro filme de animação computadorizada do mundo.

Desde então, a animação computadorizada foi ganhando espaço, e se tornou tão popular, que hoje há milhares de desenhos, até mesmo na TV, que usam de técnicas digitais – e alguns, até com tecnologia melhor do que o próprio Toy Story

Assim, quem gosta de cinema, artes visuais, e criação de historias tem, na animação computadorizada, uma perspectiva de trabalho. Até porque, os programas de criação de personagens não pararam de se desenvolver.

Mas qual é o caminho que podemos trilhar? Veja em nosso artigo.

 

1.     Você não precisa ser programador (mas…)!

Para ser um animador de filmes, não é preciso ser um programador – você precisa saber sobre design. Os que existem, geralmente, não vão cobrar conhecimentos profundos em sistemas.

Porém, se você conhecer, isso será um grande diferencial, já que você conseguirá trabalhar em diferentes áreas da produção de um filme que use técnicas computadorizadas.

Você pode Gostar Também:

Como organizar uma área de camping?

Vale lembrarmos ainda: o campo de atuação de alguém que trabalha com animação não se restringe a filmes da Pixar, mas a todo e qualquer efeito visual de um vídeo (uma legenda que “salta”, um efeito de câmera na face do ator por exemplo).

 

2.     Você também não precisa ser um artista visual (mas…)!

Ser um animador de desenhos não faz de você um grande artista visual. Um animador é alguém que sabe dar “ânimo” (vale lembrar que “ânima” em Latim significa “alma”) a imagens, isso é, sabe dar movimento a elas.

Independente da técnica a ser empregada, há os princípios da animação – que foram teorizados por Ollie Johnston (1912-2008) e Frank Thomas (1912-2004) da Disney. Esses princípios servem para você dar movimento a qualquer objeto (por stop-motion) ou desenho (por técnicas variadas).

Logo, você precisa saber como trabalhar em cima de imagens, a fim de que, no todo, elas pareçam animadas. Claro que saber desenhar é um diferencial. Mas não é tudo, caso o contrário, todos os cartunistas poderiam ser produtores de desenhos.

 

3.     Conheça os programas

Há milhares de programas de animação e edição de vídeo, entre os gratuitos e os pagos, e caso você queira trabalhar com animações, conhecer alguns deles é obrigatório. Nos cursos, você conhecerá alguns, que podem variar, a depender da instituição.

  • Blender
  • Maya
  • RenderMan (da Pixar)

Contudo, procure por outros. Vá em fóruns online, baixe versões beta (de teste), faça suas produções caseiras, para você dominar os sistemas existentes. Um animador de desenhos precisa ter um conhecimento diversificado.

 

4.     Estude cinema

“Cinema” enquanto curso não é apenas filmes grandiosos, mas toda a e qualquer linguagem audiovisual. Para ser um animador, você não necessariamente precisa ser formado em cinema.

Mas você deve ter noções de roteiro, iluminação, storyboard, edição de imagens… São conceitos e técnicas que se aprendem em cursos de cinema. Então, você precisa saber, minimamente, sobre eles.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.