Você conhece a história dos shoppings centers?

Conheça a origem dos shopping centers.

Um dos símbolos do século 20 de comercio, consumo e diversão é o shopping center. Essa grande edificação, que reúne lojas, restaurantes, facilidades e diversão em ambiente climatizado e iluminado é um dos símbolos do modo de vida Norte Americano.

Porém, qual é a sua origem? Como o conceito se espalhou pelo mundo? quais são as tendências desse centro de comércio, no século 21?

Veja essas e outras respostas, no nosso artigo.

 

1.     Origem bem mais antiga do que parece

O conceito do shopping enquanto um centro edificado, com lojas, não é tão novo assim. Claro que a versão que conhecemos, e que existe em, praticamente, todos os continentes do mundo, vem dos Estados Unidos. Falaremos mais, abaixo.

Entretanto, a ideia de um prédio grande, com vendedores dentro é (bem) mais antiga. Podemos citar, por exemplo, o Mercado de Trajano, em Roma, cuja construção data de 112 d.C. O referido mercado é um grande complexo arquitetônico, destinado a comerciantes dos mais variados ramos.

Também há os Bazares Cobertos de Bucara, no Uzbequistão, cuja construção foi iniciada por volta de 1580, e que reúne (pois eles ainda têm uso) comerciantes e profissionais diversos.

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Além disso, podemos citar os milhares de mercados municipais, que existem e existiram pela Europa, desde o século 16, mais ou menos.

Como podemos ver, a ideia não é nova. Mesmo assim, o formato americano foi que mudou tudo.

 

2.     Os shoppings dos Estados Unidos

O conceito de um “centro de compras” (a tradução literal da palavra) foi desenvolvido por Victor Gruen (1903-1980), arquiteto nascido na Áustria, que dedicou sua vida a modelização de shoppings.

O primeiro foi o Southdale Center, de 1956 em Edina, Minnesota. Foi o primeiro shopping fechado (sem janelas, diferente de um mercado central), com ar-condicionado do mundo, e sua ideia era concentrar lojas populares.

Ainda em operação, o Southdale junta comércio, alimentação e espaços de convívio e socialização, algo que definiu o ethos do shopping center.

 

3.     Os shoppings pelo mundo

A partir dos anos de 1960, os shoppings começaram a ganhar cidades em todo o mundo, pela influência norte-americana.

No Brasil, os pioneiros são o Shopping do Méier, no Rio de Janeiro, de 1963 e o Shopping Iguatemi, em São Paulo, de 1966.

Os shoppings mudaram a cara do comércio de cidades, fossem elas grandes ou pequenas, pois ao mesmo tempo em que geram milhares de empregos, acabam com redes locais de comércio, com franquias.

Além disso, muitos sofrem críticas devido a seu consumo excessivo de energia elétrica, água, e excessos de despejos sanitários, além de contribuírem para a produção de lixo.

 

4.     Os shoppings do século 21

Muitas grandes cadeias de shoppings tem tentado minimizar seus efeitos nocivos, no uso de recursos naturais e energia, com adaptações ecossustentáveis como placas solares, coleta seletiva e programas de reciclagem de tecidos.

O caso mais conhecido, talvez seja o do Mall of America, em Minnesota, que usa grandes tetos de vidro, para manter sua iluminação e temperatura.

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