Quem foi Maria Montessori? Biografia, obras e legado
Conheça suas principais obras e o legado duradouro de seu método inovador para a educação infantil.
Maria Montessori, médica, pesquisadora e pedagoga, é amplamente reconhecida por ter transformado o campo da educação infantil com seu inovador método pedagógico. Criadora de um sistema educacional que valoriza a autonomia e o desenvolvimento natural das crianças, Montessori dedicou mais de 50 anos de sua vida a compreender e atender às necessidades educacionais da infância.
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Embora tenha falecido na década de 1950, seu legado continua impactando escolas e educadores ao redor do mundo até hoje, inspirando práticas que colocam a criança no centro do processo de aprendizagem.
Maria Montessori
Maria Tecla Artemísia Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870, em Chiaravalle, Itália. Vinda de uma família tradicional e religiosa, Montessori foi criada por pais que acreditavam em seu potencial e determinação. Embora incentivada, sua experiência na educação básica não foi destacada, e ela não era vista como a típica aluna exemplar, mesmo quando escolheu inicialmente estudar engenharia em um curso técnico. O interesse acadêmico surgiu mais tarde, após uma apresentação de dança e teatro, quando percebeu que tinha talentos a serem reconhecidos.
A partir daí, Montessori decidiu seguir carreira em medicina, ingressando em cursos preparatórios por dois anos. Na época, a universidade italiana aceitava mulheres havia apenas 16 anos, e ela enfrentou desafios significativos em um ambiente dominado por homens. Ainda assim, com o incentivo dos pais, principalmente de sua mãe, Montessori formou-se em Medicina em 1896. Logo após, ela começou a aprofundar-se no estudo das crianças com deficiência, iniciando uma nova graduação em filosofia e psicologia experimental na Universidade de Roma. Simultaneamente, trabalhava como assistente voluntária em uma clínica psiquiátrica.
Em 1898, Montessori teve a oportunidade de expor suas ideias no congresso pedagógico de Turim. Durante seu voluntariado, percebeu que as crianças com deficiência recebiam cuidados inadequados e careciam de estímulo, vivendo quase isoladas. Determinada a transformar essa realidade, Montessori estudou os trabalhos de Itard, reconhecido como “pai da psiquiatria,” e de seu seguidor, Séguin, cujas ideias lhe ofereceram bases sólidas para sua própria abordagem pedagógica. Aos poucos, Montessori construiu o alicerce que revolucionaria a educação infantil, iniciando uma carreira que a tornaria uma das educadoras mais influentes do século.