Cultura dos povos indígenas na alfabetização – veja como abordar

Promova o conhecimento cultural mediante práticas como contação de lendas, confecção de colares, culinária tradicional e muito mais!

A população indígena do Brasil ultrapassa 1,6 milhão de pessoas, distribuídas em mais de 300 etnias diferentes e falando mais de 270 línguas. Essa pluralidade contribui para uma das culturas indígenas mais ricas do mundo. Nesse contexto, surge a questão de como incluir a cultura dos povos indígenas no processo de alfabetização, um ponto importante para que as crianças compreendam o processo de formação do país e valorizem o legado dos povos originários.

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Para que esse aprendizado seja acessível e atraente, é fundamental vinculá-lo a atividades infantis, abordando temas adequados à faixa etária dos alunos. Com o intuito de apoiar educadores nessa jornada, este artigo apresenta sugestões de atividades para explorar a cultura indígena na alfabetização. Acompanhe as ideias!

Cultura dos povos indígenas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui conteúdos e habilidades com o objetivo de ensinar os alunos sobre a cultura indígena e fomentar o respeito às diferenças desde a infância. Essa abordagem está diretamente relacionada à valorização da diversidade cultural e ao fortalecimento de competências socioemocionais. Dessa forma, incluir a cultura indígena no processo de alfabetização ajuda a ampliar a visão de mundo dos estudantes, enriquecendo seu repertório sociocultural. É importante lembrar que o letramento confere um papel social à leitura e à escrita, incentivando a reflexão e a compreensão contextual. Assim, o processo de alfabetização se torna mais conectado às experiências dos alunos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes.

5 sugestões de atividades

  1. Confecção de colares

A criação de colares é uma atividade profundamente enraizada nas tradições indígenas, e introduzir esse tipo de acessório para as crianças pode ser muito enriquecedor. Além de explorar sua importância cultural, as crianças podem confeccionar seus próprios colares, usando materiais como miçangas e sucata. Essa atividade não só expande o conhecimento cultural dos alunos, mas também aprimora habilidades manuais e a coordenação motora fina, essencial para o desenvolvimento da escrita. Como forma de valorização do trabalho, é possível organizar uma mostra dos colares produzidos ou um concurso para eleger os mais criativos.

  1. Esculturas em argila

Esta atividade convida as crianças a explorarem a arte de moldar argila, um material tradicionalmente usado em diversas culturas indígenas para criar utensílios e objetos. Os alunos podem criar suas próprias peças enquanto o professor exibe imagens de artefatos reais feitos por comunidades indígenas. Além de incentivar a criatividade e o trabalho em equipe (caso seja feita em grupos), a atividade é uma oportunidade para aprender sobre os diferentes costumes e expressões culturais das etnias indígenas.

  1. Pintura e desenho

O desenho e a pintura permitem que as crianças expressem suas impressões sobre o que aprenderam. O professor pode apresentar um vídeo sobre a cultura indígena e, em seguida, pedir aos alunos que desenhem algo que consideraram interessante. Depois, os alunos podem transformar esses desenhos em cartazes para expor na escola. Para complementar, o professor pode associar palavras a cada pintura, ajudando a desenvolver a consciência fonológica dos alunos.

  1. Contação de lendas

A contação de histórias é sempre envolvente, especialmente na fase de alfabetização. Para abordar a cultura dos povos indígenas de maneira lúdica, é possível compartilhar lendas como as do Saci-Pererê, Curupira, Boitatá, entre outras. Muitas dessas histórias fazem parte do folclore e já são conhecidas por algumas crianças, mas explorar o contexto indígena dessas lendas acrescenta novas camadas de significado. Além de expandir o conhecimento cultural, as lendas servem para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Utilizar livros com protagonistas indígenas também é uma ótima opção, como as obras: Um sonho que não parecia sonho, de Daniel Munduruku; Txopai e Itôhã, de Kanátyo Pataxó; Meu lugar no mundo, de Sulami Katy; e Meu pai Ag’wã: Lembranças da casa de conselho, de Yaguarê Yamã.

  1. Culinária

Explorar a culinária indígena é outra maneira envolvente de ensinar sobre a cultura indígena. Levar as crianças para a cozinha para preparar pratos típicos, como paçoca, bolo de milho, banana assada, canjica e açaí, pode ser uma experiência divertida e educativa. Essa atividade reforça o conceito do “faça você mesmo” e permite que as crianças descubram alimentos originários das tribos indígenas. Além disso, os nomes dos pratos podem ser usados para estimular a consciência fonológica e silábica, trabalhando as sonoridades de maneira divertida e interativa. Um piquenique com os alimentos preparados também pode ser uma forma prazerosa de concluir a atividade.

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