3 dicas de como Estudar através de Resumos

Os estudantes que estão no período de preparação para provas de concursos ou vestibulares têm sempre uma alta demanda de matérias e assuntos para estudar. O tempo que antecede o exame pode parecer muitas vezes insuficiente diante da quantidade de conteúdos que o vestibulando ou concurseiro precisa aprender. 

Por isso, a organização para estudar de forma eficiente e que gere bons resultados exige que o estudante pense sobretudo na qualidade do seu processo de aprendizagem, e não apenas em quantas horas deve estudar por dia ou semana para alcançar seu objetivo. 

Nesse sentido, o ideal  é conseguir combinar boas horas de estudo com uma aprendizagem ativa, que tenha qualidade. Ou seja, além de dedicar as horas das quais você dispõe para os estudos, é importante garantir que esse tempo será usado da melhor maneira, de modo que você consiga dar conta do volume de matérias e realmente aprender e fixar o conteúdo estudado. 

Para isso, os estudantes podem inserir na sua rotina de preparação para o concurso ou  vestibular diferentes métodos e técnicas de estudo. Uma das formas de tornar o estudo mais ágil e eficaz é fazer uso dos resumos de forma sistemática. Abaixo iremos explorar justamente como os resumos podem ajudar o estudante a melhorar a qualidade do seu aprendizado, tendo resultados mais proveitosos. 

O que é um resumo?

O resumo consiste em um gênero textual que condensa as principias informações de um texto em um texto menor. Nesse sentido, fazer um resumo consiste em extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo, fornecendo uma visão geral das informações essenciais.

Em suma, um resumo apresenta os pontos-chave, as principais ideias e os principais argumentos de um texto, enquanto dispensa informações menos importantes ou secundárias.

Nesse sentido, os resumos são uma ótima opção para estudantes que precisam estudar um grande número de matérias e dispõem de pouco tempo para isso. Veja a seguir como inserir os resumos na sua rotina de estudos!

Criar resumos ajuda o estudante a fixar e compreender melhor o conteúdo. Imagem: Positivo/ Reprodução
Criar resumos ajuda o estudante a fixar e compreender melhor o conteúdo. Imagem: Positivo/ Reprodução

3 dicas para estudar através de resumos

Resumir ajuda a fixar o conteúdo 

Ao ler um texto podemos facilmente identificar os principais pontos e informações a depender do nível de complexidade do conteúdo. No entanto, ler de forma rápida e sem fazer anotações pode ser perda de tempo, pois a nossa mente é formatada para descartar as informações presentes na chamada memória curta. 

Uma forma de consolidar esse conhecimento e fazê-lo durar mais tempo na nossa memória é fazer uma leitura ativa, com inferências e anotações. Nesse contexto, os resumos são ótimos aliados dos estudantes. Ao resumir o texto, destacando as principais informações nele contidas, o estudante terá maior facilidade para compreendê-lo, além de produzir um material de estudo mais prático, que omite detalhes desnecessários.

Revisão espaçada

O uso de resumos na revisão espaçada também é uma ótima forma de potencializar o aprendizado e fixar o conteúdo na mente. Diversos estudiosos da mente afirmam que a revisão ou repetição espaçada, que consiste em revisitar com uma certa recorrência um assunto já estudado, é fundamental para garantir que retenhamos aquelas informações. 

Usar os resumos criados a partir dos textos ou apostilas já estudados torna a revisão espaçada mais dinâmica, pois evita a necessidade de reler o material completo. 

Mapas mentais para ativar a memória

Uma das formas mais inteligentes de incluir os resumos nos seus estudos é a criação de mapas mentais, que consistem basicamente em sínteses organizadas de forma gráfica. No mapa mental, o estudante pode anotar os principais pontos do assunto, de modo a formar um organograma com símbolos e cores que facilite a memorização. Confira aqui como criar um mapa mental.

Em suma, os resumos trazem uma maior praticidade aos momentos de revisão e promovem também o estudo  através da prática da escrita e da capacidade de síntese.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.