Seu troco é uma fortuna! Veja quanto vale a MOEDA de 50 CENTAVOS de 1994

Se você soubesse que possui um tesouro nas mãos, você o passaria despercebido? Infelizmente, muitos brasileiros acabam fazendo exatamente isso por falta de informação. No mundo da numismática, a ciência que estuda as moedas, é comum encontrar pessoas que não conseguem identificar itens raros e acabam perdendo a oportunidade de ganhar dinheiro.

E o que é pior, muitas das moedas raras continuam em circulação, podendo ser encontradas facilmente em nosso cotidiano. Um exemplo disso é a moeda de 50 centavos do ano de 1998, que pode valer muito mais do que seu valor facial se encontrada em determinadas condições.

Características da Moeda de 50 Centavos do Ano de 1998

Mesmo tendo sido colocada em circulação há mais de 20 anos, a moeda de 50 centavos do ano de 1998 ainda pode ser facilmente encontrada em qualquer lugar do país. Para identificá-la, é importante conhecer suas principais características:

  • Novo Padrão Monetário: 2º Família Diversos Metais;
  • Plano Monetário: Padrão Real 2º Família (1998-atualmente);
  • Período: República;
  • Casa da Moeda: Rio de Janeiro;
  • Diâmetro: 23mm;
  • Peso: 9.25gr;
  • Metal: Cuproníquel;
  • Borda: Liso com inscrição ORDEM E PROGRESSO BRASIL;
  • Reverso: Moeda;
  • Desenho do Anverso: Efígie de José Maria da Silva Pacanhos Júnior e dísticos BRASIL e RIO BRANCO;
  • Desenho do Reverso: Valor, data e alusão à Bandeira Nacional.

O Valor da Moeda de 50 Centavos de 1998

Em condições normais, a moeda de 50 centavos do ano de 1998 não possui um valor interessante. No entanto, se ela apresentar um erro específico de cunhagem, seu valor pode ser muito maior do que se imaginava inicialmente. Estamos falando do erro de batida dupla, que ocorre quando a máquina bate duas vezes sobre uma mesma face da moeda.

Nesse caso, é possível notar a duplicação de várias figuras tanto no anverso quanto no reverso da moeda. Se você encontrar a moeda de 50 centavos de 1998 com a batida dupla, poderá vendê-la por nada menos do que R$ 35.

Descobrindo o Valor de Moedas Raras

Descobrir se uma moeda é valiosa ou não pode não ser uma tarefa simples. No entanto, há algumas dicas que podem ajudar. Primeiramente, é importante esclarecer que nem sempre as moedas mais antigas são as mais valiosas. Outros fatores também são levados em consideração, como a quantidade de moedas produzidas no ano específico e o estado de conservação.

Segundo Bruno Pellizzari, vice-presidente da Sociedade Numismática Brasileira:

“uma moeda emitida há duas décadas pode valer mais do que uma do Império ou da Colônia. O que dita o preço de uma peça não é a idade e, sim, a quantidade de moedas feitas naquele ano específico e o estado de conservação”.

Como Vender uma Moeda Valiosa

Se você encontrou uma moeda valiosa, o próximo passo é descobrir seu valor exato. Existem diferentes caminhos que você pode seguir para isso. Uma opção é procurar uma loja especializada, seja física ou virtual. Outra alternativa é entrar em contato com uma casa de leilão numismático, como a Casa Brasil Moeda Leilões, que atua de forma virtual.

Basta cadastrar a moeda encontrada e enviá-la para avaliação. Em seguida, a casa de leilão enviará o valor estimado da peça, e você poderá decidir se deseja colocá-la à venda ou não.

Ademais, a moeda de 50 centavos do ano de 1998 pode ser uma verdadeira raridade e valer muito mais do que seu valor facial, principalmente se apresentar o erro de batida dupla. Por isso, é importante ficar atento e conhecer as características das moedas raras.

Se você acredita ter encontrado uma moeda valiosa, não deixe de buscar informações sobre seu valor e considerar a possibilidade de vendê-la. Quem sabe você não possui um verdadeiro tesouro em suas mãos?

2 Comentários
  1. Fabio Diz

    Eu tenho seis dessa

  2. Paulo Diz

    Tenho algumas moedas , de 1913,1927,1946,1986 1994 ….tenho várias células antigas tempo do cruzeiro…também estou querendo avaliar elas pra mim vender

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.