FIES 2023: MEC libera resultado da seleção de Vagas Remanescentes
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro, o resultado do processo seletivo das Vagas Remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 2023. Desse modo, os inscritos já podem conferir se obtiveram a aprovação por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. A lista de espera também está disponível.
Através da seleção de Vagas Remanescentes o MEC ofereceu mais oportunidades para quem deseja financiar os seus estudos. Os candidatos pré-selecionados na chamada única devem comparecer à instituição de ensino para comprovação de informações da inscrição. A comprovação deverá ser feita entre os dias 5 e 7 de dezembro.
De acordo com Assessoria de Comunicação Social do MEC, quem for selecionado poderá contratar o financiamento já com abrangência a partir de julho de 2023 — ou seja, com o Vagas Remanescentes, todo o segundo semestre de 2023 poderá ser financiado, mesmo para quem não está em situação de inadimplência na instituição de ensino. Há até a possibilidade de reaver valores já pagos durante esse período, caso seja do interesse do estudante.
Aqueles que não foram pré-selecionados nessa chamada regular terão a chance de concorrer a uma vaga para o financiamento estudantil por meio da lista de espera das vagas remanescentes. A pré-seleção da lista de espera deve sair em 12 de dezembro. Os candidatos selecionados podem conferir a lista de documentos necessários para garantir o financiamento no edital do processo seletivo.
Como comprovar informações?
Para garantir a sua vaga, os estudantes pré-selecionados devem comprovar as informações apresentadas no momento da inscrição. Para tanto, é necessário uma série de documentos. Entre os documentos exigidos estão a identidade, comprovante de residência, certificado de conclusão do Ensino Médio e documentos para a comprovação da renda, já que o programa considera critérios de renda.
Algumas instituições aceitam o envio dos documentos via upload, mas em outras é necessário apresentar tudo melhor.
Posteriormente, será necessário validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. A CPSA verificará a veracidade dos dados e emitirá o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).
Sobre o Programa
O FIES é um programa do governo brasileiro criado para ajudar estudantes a financiar os estudos em instituições de ensino superior privadas. Desse modo, o programa é destinado a estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos, oferecendo financiamento para custear mensalidades em cursos de graduação.
Nesse sentido, o programa é uma oportunidade para muitos estudantes brasileiros acessarem o ensino superior em instituições privadas, reduzindo a barreira financeira que poderia impedir o acesso a cursos de graduação.
Quem pode concorrer no FIES Vagas Remanescentes?
De acordo com o edital, puderam participar desse processo seletivo estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Além disso, o programa é direcionado a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos e que fizeram qualquer edição do Enem de 2010 a 2022, desde que tenham tirado uma média geral das cinco provas de 450 pontos ou mais e não tenha zerado a redação.
É importante ressaltar que a seleção foi para pessoas que têm matrícula ativa no curso/turno/local de oferta da instituição que optar se inscrever, sendo necessário estar na condição de “cursando”.
Principais datas
- Período de inscrição: de 17 a 30 de novembro
- Resultado da chamada única (pré-seleção): 4 de dezembro
- Comprovação de informações da inscrição: 5 a 7 de dezembro
- Resultado da lista de espera (pré-seleção): 12 de dezembro
Leia também MEC oferta mais de 5 mil vagas em curso EAD de Formação em Neuroeducação; saiba mais.