A balança debaixo d’água
Hoje temos um desafio diferente para você: o da balança debaixo d’água. Imagina que você equilibra dois objetos de mesmo peso em uma balança e depois afunda tudo na água. A sua missão será descobrir exatamente o que vai acontecer.
Bom, para isso, é preciso prestar atenção nas informações a seguir. Confira o desafio da balança debaixo d’água e veja se você consegue adivinhar o seu desfecho com habilidades lógicas.
Desafio da balança debaixo d’água
Bom, vamos supor que você tem uma balança com dois pratos. Em cada um deles há um objeto diferente, mas ambos pesam um total de dois quilos:
Imagem: divulgação.
Agora imagine que, assim que os dois objetos de dois quilos estiverem totalmente equilibrados nos pratos da balança, ela seja jogada na água.
Com isso em mente nossa pergunta é a seguinte: o que você acha que acontecerá com os pratos da balança. Será que penderão para algum lado? Ou se manterão equilibrados da mesma forma que acontece fora da água? Analise com cuidado a situação para responder corretamente.
O que acontecerá com a balança?
Bom, esta é uma típica pergunta do tipo “pega-ratão”. Afinal de contas, a ação da água pode, ou não, afetar os pratos da balança, independentemente do peso que há neles. Mas a verdade é que aqui, a aplicação de pensamento lateral simples pode ajudar bastante.
Vamos mudar um pouco o cenário. Imagine um copo com água e um objeto com certo peso que você coloca dentro dele. Quando isso acontecer, ele irá afundar, fazendo com uma pequena quantidade de água se desloque para fora.
O mesmo vai acontecer com balança debaixo d’água. Quando imersa com os dois objetos que estão equilibrados nela vão sofrer um efeito de perda de peso, que será igual a quantidade de água deslocada para o lado de fora.
Com isso em mente, mesmo que os dois objetos tenham o mesmo peso os pratos que os sustentam não permanecerão equilibrados. Dessa forma, aquele que tiver maior área (for mais grande) deslocará mais água que o outro, fazendo a balança pender para aquele lado.
Na matemática, isso se chama o Princípio de Arquimedes. Mas mesmo sem uma noção teórica mais aprofundada, basta imaginar a cena da balança debaixo d’água e você conseguirá entender porque um dos lados vai pender com base na explicação acima.
Repasse o desafio da balança debaixo d’água
Esta é uma questão de lógica super estimulante, capaz de mexer com a imaginação de quem a faz. Por isso, salve-a para compartilhar com seus amigos, familiares e conhecidos. Certamente será muito interessante avaliar suas respostas diante da problemática apresentada.
O teste da balança debaixo d’água pode ser respondido tanto com conhecimento teórico quanto com senso comum. Por isso faça para as pessoas mais inteligentes que você conhece e veja se elas são capazes de matar a charada desse desafio.