“A domicílio”, “à domicílio” ou “em domicílio”: qual o correto?
Confira um resumo que preparamos
Muitos estudantes não sabem como usar as expressões “a domicílio”, “à domicílio” e “em domicílio”, uma vez que elas são muito semelhantes.
Mas, saiba que entender a diferença entre essas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM 2024.
Além disso, usar cada um desses três termos da maneira correta é muito importante também para que você seja capaz de escrever uma redação de qualidade.
Assim, para que você não tenha mais dúvidas, separamos um resumo com tudo que você precisa saber sobre as expressões “a domicílio”, “à domicílio” e “em domicílio”. Vamos conferir!
A expressão correta é “a domicílio”, “à domicílio” ou”em domicílio”?
Devemos destacar que as expressões “a domicílio” e “em domicílio” estão gramaticalmente corretas e existem na língua portuguesa. Porém, elas devem ser usadas em contextos diferentes. “À domicílio”, todavia, é uma expressão incorreta e que não deve ser utilizado.
Continue lendo o texto que preparamos e entenda quando usar cada uma dessas expressões.
Quando devo usar “a domicílio”?
A expressão “a domicílio” pode ser usada par indicar que um serviço será realizado ou entregue na casa do cliente.
Nessa expressão, o “a” funciona como uma preposição e indica o deslocamento de algo ou alguém até um lugar, que, nesse caso, é o domicílio de uma pessoa.
Veja alguns exemplos que incluem o uso de “a domicílio”:
- A pizzaria oferece entrega a domicílio.
- O médico realiza consultas a domicílio.
Nos exemplos que trouxemos, a expressão “a domicílio” pode ser usada para indicar que o serviço será feito na casa do cliente, reforçando a ideia de deslocamento.
Quando devo usar “em domicílio”?
A expressão “em domicílio” também está correta, mas deve ser usada em contextos diferentes.
Usamos “em domicílio” quando o foco está no fato de que o serviço ocorre dentro da casa do cliente, sem a ênfase no deslocamento. Confira alguns exemplos e entenda o uso correto de “em domicílio”:
- A empresa presta assistência técnica em domicílio.
- O laboratório realiza coleta de exames em domicílio.
Nesses exemplos, podemos ver que o uso de “em domicílio” não enfatiza tanto o deslocamento até o local, mas sim o fato de que o serviço será realizado no ambiente domiciliar.
Apesar de as duas expressões serem corretas, a escolha entre elas depende do foco da frase. Se o objetivo é destacar o deslocamento, use “a domicílio”, enquanto a expressão “em domicílio” deve ser usado quando o foco for o local onde o serviço será realizado.
O uso incorreto de “à domicílio”
Alguns estudantes usam a expressão “à domicílio”. Porém, saiba que a crase não é necessária nesse caso e que essa forma está incorreta.
A crase deve ser usada quando há a fusão de duas vogais idênticas, geralmente a preposição “a” com o artigo definido feminino “a”. Mas, como o substantivo “domicílio” é masculino, não devemos usar crase. Lembre-se de que a expressão correta é “a domicílio”, sem acento.
Veja um exemplo de uso incorreto:
- Incorreto: Oferecemos entrega à domicílio.
- Correto: Oferecemos entrega a domicílio.
Nesse caso, a preposição “a” está correta, mas não há necessidade de acento grave, já que “domicílio” é uma palavra masculina.
Erros comuns
Como mencionamos, a confusão entre “a domicílio” e “em domicílio” é muito comum. A seguir, confira alguns erros frequentes cometidos ao usar essas expressões e descubra como evitá-los.
Erro 1:
- Incorreto: O serviço será feito a domicílio.
- Correto: O serviço será feito em domicílio.
Nesse exemplo, o objetivo é indicar que o serviço ser realizado dentro da residência do cliente, por isso, a preposição correta é “em” e não “a”.
Erro 2:
- Incorreto: O médico faz atendimento em domicílio e também consultas a domicílio.
- Correto: O médico faz atendimento e consultas em domicílio.
Aqui, a repetição das expressões “em domicílio” e “a domicílio” na mesma frase não é necessária.