“A gente” ou “nós”: saiba quando usar cada um
Veja as principais regras
As expressões “a gente” e “nós” geram muitas dúvidas entre os brasileiros, uma vez que os dois estão corretos e existem na língua portuguesa, mas devem ser usados em contextos diferentes.
Entender quando usar cada expressão de é extremamente importante, uma vez que o tema pode ser abordado por questões de português de concursos e vestibulares. Além disso, você deve dominar os usos de “a gente” e “nós” para melhorar a sua comunicação e para escrever uma redação segundo a norma padrão da língua portuguesa.
Assim, para que você entenda o assunto de uma vez por todas, trouxemos um resumo sobre os usos de “a gente” e “nós”. Confira e tire todas as suas dúvidas!
Quando devo usar “a gente”?
No Brasil, “a gente” é uma expressão usada com frequência no português falado. Ela é uma forma de pronome de tratamento mais informal e um modo mais descontraído de se referir a si e aos outros.
Tenha em mente que, quando usamos “a gente”, a concordância verbal segue a terceira pessoa do singular, uma vez que “a gente” é considerada uma unidade singular, ainda que se refira a um grupo. Veja um exemplo:
- A gente vai ao teatro amanhã.
- A gente quer passar no vestibular esse ano.
Por meio da análise dos exemplos apresentados, podemos entender que devemos sempre conjugar o verbo na terceira pessoa do singular quando usamos “a gente”.
Além disso, você também precisa ter em mente que “a gente” é uma expressão que pode ser usada em contextos informais, como em conversas do cotidiano. Veja dois exemplos:
- A gente precisa decidir onde vai ser a festa.
- A gente pode ir ao parque depois das aulas.
Mas, em contextos mais formais, como em textos acadêmicos ou em ambientes profissionais, o uso de “a gente” pode ser considerado inadequado. Nesses casos, então, é melhor usar “nós”.
Quando devo usar “nós”?
“Nós” é um pronome de primeira pessoa do plural que pode ser usado quando queremos nos se referir ao grupo do qual o falante faz parte, incluindo a si mesmo e aos outros membros do grupo. Vale destacar que o uso de “nós” é mais formal.
Uma diferença importante entre “a gente” e “nós” é que a concordância de um verbo com “nós” deve sempre ser feita no plural, pois o verbo deve concordar com o pronome de primeira pessoa do plural.
Veja um exemplo:
- Nós vamos ao parque amanhã de manhã.
Além disso, como mencionamos, o pronome “nós” é mais apropriado para contextos formais, como em documentos acadêmicos, apresentações profissionais e escritos oficiais. Confira um exemplo:
- Nós analisamos os resultados da pesquisa.
Conheça os erros frequentes
Como mencionamos, é comum que as pessoas cometam erros ao usar “a gente” e “nós”. A seguir, veja alguns dos erros mais frequentes:
Erro 1:
- Incorreto: A gente foram ao aniversário do Miguel.
- Correto: A gente foi ao aniversário do Miguel.
Nesse caso, o verbo deve permanecer no singular, uma vez que “a gente” deve ser seguido por verbos na terceira pessoa do singular.
Erro 2:
- Incorreto: Nós vai ao evento da escola.
- Correto: Nós vamos ao evento da escola.
Nesse exemplo, vemos que o uso do plural é adequado, uma vez que o verbo sempre deve concordar no plural com o pronome “nós”.
Por fim, tenha em mente que a forma mais fácil de evitar esses erros comuns e a confusão entre as duas palavras é analisar o contexto em que cada uma delas deve ser usada. Além disso, também é recomendável que você pratique a escrita e a leitura para compreender os usos de “a gente” e “nós” com mais facilidade.