A Melhor Dieta: A Reeducação Alimentar
Quando se pensa em iniciar uma dieta, muitas pessoas passam em frente a uma banca de revistas e compra todas as revistas que falam de dietas, de como emagrecer, como perder a barriga indesejada e assim por diante.
Mas o melhor passo a ser dado após a decisão de emagrecer é procurar um médico.
Por que procurar um médico antes de começar uma dieta?
Pode parecer chato, besteira ou sem importância. Mas procurar um médico é fundamental antes de começar uma dieta ou reeducação alimentar. A primeira coisa que o médico vai lhe dizer que a melhor dieta é a Reeducação Alimentar, que você fez a coisa certa ao procurar apoio e auxilio médico antes de encarar um emagrecimento, seja estético ou por saúde.
Durante a primeira conversa, o médico, seja nutricionista ou endocrinologista, irá fazer a pesagem e passar alguns exames. Estes exames vão verificar como está a saúde do paciente, fazendo assim com que o médico indique a melhor dieta e reeducação alimentar.
A dieta da reeducação alimentar
Muitos médicos não gostam de dizer que a reeducação alimentar é uma dieta, o que eles afirmam é que ela é: ‘aprender a comer os alimentos saudáveis e viver bem’. No entanto, muitas pessoas quando recebem a lista de alimentos e como devem ser comidos, diz ser uma dieta. Portanto, a reeducação alimentar é sim uma dieta, é a dieta de como comer certo e quais alimentos são corretos.
Um endocrinologista ou nutricionista quando monta a reeducação alimentar pode e deve eliminar muitos alimentos.
A primeira orientação que o médico lhe fará, é a quantidade de refeições que o paciente deverá ter durante o dia. Alguns médicos pedem 6 refeições, outros acrescentam a 7ª refeição e por incrível que pareça, ao repartir a alimentar em várias, o paciente acabará comendo menos e desta forma emagrecendo.
Todas as refeições são importantes, por isso, evite pular alguma ao máximo! O café da manhã poderá ter seu pão francês quentinho, mas ao invés de comer 3, você comerá 1.
O queijo de todos os dias, deve ser trocado por um queijo branco com menos gordura, como o cottage, evite os queijos amarelados ao máximo.
Abuse das frutas, dos sucos e vitaminas, eles ajudam a completar a alimentação. Procure consumir aveia, granola e produtos que sejam ricos em fibras e ajudam a saciar a fome.
Os lanches entre o café da manhã e o almoço, entre o almoço e o jantar, podem conter iogurtes, biscoitos cheios de fibras e frutas.
Já no almoço e no jantar opte por refeições recheadas de verduras e legumes. Deixe as gorduras de lado e busque alimentos saudáveis. Ao fazer tudo isso você fará a sua reeducação alimentar.