“A meu ver” e “ao meu ver”: quando usar cada expressão?
Tire todas as suas dúvidas
Na língua portuguesa, as expressões “a meu ver” e “ao meu ver” geram muita confusão, uma vez que as duas formas são muito semelhantes.
Tenha em mente que entender as diferenças entre as duas expressões é fundamental para evitar erros de português em algumas das principais provas do país, como os concursos e o ENEM 2024. Além disso, você deve utilizar “a meu ver” e “ao meu ver” da maneira correta para melhorar a sua comunicação e a sua escrita.
Dessa forma, para que você consiga turbinar os seus estudos, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto de “a meu ver” e “ao meu ver”. Vamos conferir!
“A meu ver” ou “ao meu ver”: qual está correta?
Em primeiro lugar, devemos destacar que a única forma correta é “a meu ver”. Assim, tenha em mente que a expressão “ao meu ver” é incorreta e não deve ser utilizada, principalmente em contextos formais de escrita ou fala.
“A meu ver” é uma locução prepositiva que expressa a opinião ou ponto de vista de quem fala, ou escreve. A expressão é formada pela preposição “a” e a locução pronominal “meu ver”, onde “ver” funciona como um substantivo, equivalente a “modo de ver” ou “opinião”. Nesse contexto, a preposição “a” indica direção ou perspectiva. Veja um exemplo:
- A meu ver, a proposta apresentada pelo funcionário é bastante interessante.
Como você ter percebido por meio do exemplo que apresentamos, o uso da preposição “a” sem o artigo “o” é necessário, uma vez que estamos indicando a opinião de uma pessoa diretamente, sem qualquer complemento. Dessa forma, não deve ocorrer a junção com o artigo definido.
“Ao meu ver” seria a junção da preposição “a” com o artigo definido “o”, formando “ao”. No entanto, essa construção não está correta gramaticalmente, pois o verbo “ver” está sendo usado como um substantivo. Além disso, em expressões que envolvem uma opinião ou ponto de vista, o uso do artigo é desnecessário. Por isso, “ao meu ver” é um erro e deve ser evitado.
Como usar “a meu ver”?
Ainda está com alguma dúvida? Então, confira alguns exemplos que ilustram como “a meu ver” deve ser empregada em diferentes contextos:
- A meu ver, o filme capturou perfeitamente a essência do livro.
Nesse caso, a expressão indica a opinião do falante sobre a adaptação cinematográfica de um livro.
- A meu ver, os resultados da pesquisa ainda precisam de mais análise.
Nesse caso, “a meu ver” destaca uma opinião sobre a necessidade de análise adicional dos dados.
- A meu ver, as medidas tomadas foram insuficientes para resolver o problema.
Nesse exemplo, o uso da expressão introduz a perspectiva de quem fala sobre a eficácia das medidas tomadas.
- O projeto é inovador e bem estruturado, a meu ver, mas precisa de ajustes para atender ao público-alvo.
Aqui, a expressão é usada para introduzir uma avaliação crítica sobre o projeto.
Também devemos destacar que, embora “a meu ver” seja amplamente correta, é importante evitar usos redundantes. Veja um exemplo:
- Incorreto: A meu ver, eu acho que isso está errado.
- Correto: A meu ver, isso está errado.
Nesse caso, o uso de “eu acho” é redundante, pois “a meu ver” já indica que se trata de uma opinião.
Além disso, também devemos evitar a forma errada “ao meu ver”, que, além de não ser gramaticalmente correta, pode causar uma impressão negativa, principalmente em contextos formais. Veja um exemplo:
- Incorreto: O resultado, ao meu ver, foi positivo.
- Correto: O resultado, a meu ver, foi positivo.