A mosca maratonista: um desafio de inteligência
Hoje vamos apresentar para você a história da mosca maratonista. E esse nome não é por acaso, já que o simpático inseto percorreu vários quilômetros antes de colidir com um trem. E a sua missão é descobrir exatamente o quanto ela fez de trajeto.
Então se você quer colocar seu cérebro para funcionar, seja bem-vindo a esse teste. Veja se é capaz de adivinhar corretamente toda a distância que a mosca maratonista percorreu antes de seu destino trágico com o trem.
A mosca maratonista: veja se você se dá bem no teste
O que aconteceu foi o seguinte: um trem saiu de uma estação A com o destino a estação B, há exatos 50 Km/h. Ao mesmo tempo, nossa mosca maratonista saiu voando, mas da estação B até a estação A, há 200 km/h:
Imagem: divulgação
A distância entre as duas estações é de exatos 100 quilômetros. E no meio do caminho, o trem e a mosquinha acabam colidindo. Mas como esse ela é bastante resistente, não fica nem ferida. Assim, o inseto muda de direção a 180 graus, e volta voando a 200 km/h a estação B.
Mas a mosca maratonista é perseverante, e decide voar novamente até a estação A há 200 km/h. E no meio do caminho, ela bate novamente no trem há 50 km/h. Mais uma vez, o inseto vira e volta novamente para a estação B.
Assim, ela repete esse mesmo movimento até que, finalmente, o trem chega a estação B. Agora finalmente ela poderá chegar ao seu destino sem colidir com nada. Mas agora temos a nossa pergunta: quantos quilômetros a mosca voou em todas as vezes que foi e voltou a estação B?
Resposta para esse desafio
Bom, já adiantamos que esse teste pode ser resolvido com matemática simples. Ou seja, você não precisa ficar preso em meio a cálculos super complexos para descobrir a resposta. Tudo é uma questão de conhecimento básico e pensamento lateral.
E aí, sabe dizer qual a resposta? Bom, na verdade descobrir quanto a mosca maratonista andou é bastante fácil, olha só:
- Pense que o trem está há 50 km/h para percorrer uma distância de 100 quilômetros;
- Assim, ele vai demorar exatas duas horas para ir da estação A para a estação B;
- Já a mosca, tem velocidade constante de 200 km/h;
- Ela irá voar durante duas horas, batendo no trem e voltando para a estação;
- Ou seja, ela irá andar um total de 400 quilômetros ao longo desse trajeto.
Ufa, não podemos dizer que a mosca maratonista não tem fôlego, não é mesmo? Mas como você pode perceber, não é preciso nenhum cálculo complexo para resolver esse enigma. Então, que tal passar esse desafio para as pessoas que você conhece?
Veja quem consegue resolver essa charada sem pensar excessivamente em cálculos e fórmulas matemáticas. Pessoas com um bom nível de pensamento lateral com certeza resolverão o enigma da mosca maratonista rapidinho.