SiSU 2024: MEC abre período para adesão das instituições

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, o período para adesão das instituições de ensino superior ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. De acordo com o cronograma da pasta, as universidades públicas que desejam participar da próxima edição do programa devem fazer a sua inscrição até o dia 24 de novembro, próxima sexta-feira. 

Para fazer parte do SiSU 2024, é necessário firmar adesão por meio de tempo, com assinatura eletrônica. Conforme as orientações do MEC, a adesão da instituição de ensino é feita através do site Sisu Gestão, o sistema informatizado gerenciado pela pasta.

Por meio do Sisu Gestão, as instituições participantes oferecerão vagas em cursos de graduação, informando o número de vagas, os cursos e os turnos. Podem aderir ao programa instituições públicas (federais, estaduais e municipais) de todo país.

No termo de adesão, os candidatos deverão informar também quais serão as modalidades de concorrência. Além da ampla concorrência, as universidades e institutos poderão ofertar vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas, para estudantes de escolas pública e com recorte de renda. Ao assinarem o Termo de Adesão, as instituições federais de educação superior se comprometem a cumprir o que determina a Lei nº 12.711, de 2012, chamada de Lei de Cotas. 

Cada universidade pode definir também o seu próprio sistema de cotas, para o cumprimento das suas ações afirmativas e os seus próprios critérios de seleção, como pesos e notas mínimas de acordo com o curso. Todas essas informações devem estar especificadas no termo de adesão da instituição ao SiSU 2024.

Conforme estabelecido no edital, as instituições se comprometem também a, no momento da adesão, divulgar na internet e em locais de grande circulação de estudantes, as condições específicas de concorrência às vagas ofertadas no programa de seleção.

SiSU: um breve panorama sobre o programa

Você pode Gostar Também:

O SiSU é um programa promovido pelo Governo Federal através do MEC para o acesso de jovens e adultos ao ensino superior. A pasta realiza o dois processos seletivos em cada ano, sendo um no início do primeiro semestre e o segundo para ingresso de novos alunos no segundo semestre. 

A participação no SiSU é gratuita e voluntária, de modo que podem participar quaisquer pessoas interessadas que cumpram os pré-requisitos estabelecidos  no edital. As  inscrições são recebidas por meio do Portal de Acesso Único do MEC. 

Para participar do programa, além de ter o Ensino Médio completo, é necessário ter feito as provas da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A classificação dos candidatos é estabelecida a partir do desempenho por eles obtidos no exame. Além disso, é pré-requisito para se inscrever no programa ter obtido nota acima de zero na redação e ter média geral de, pelo menos, 450 pontos  no exame. 

adesão das instituições ao SiSU
O SiSU é um sistema que reúne vagas das instituições federais de ensino superior. Imagem: Reprodução/ Juca Varella/ Agência Brasil

SiSU  2024

Poderão participar dos dois processos seletivos do SiSU 2024 os estudantes que tenham feito as provas do Enem 2023, aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. O MEC ainda não informou o período de inscrição para o primeiro  processo seletivo do próximo ano. 

A lista de universidades que aderirem ao programa será liberada pela pasta após o término do período de adesão das instituições. Entre as instituições que tradicionalmente aderem ao SiSU estão: UFMG, UnB, UFBA, UFRJ, UFSC, UFC, entre outras. 

No momento da inscrição no SiSU, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, indicando na 1ª  opção a sua prioridade. É também no momento da inscrição que o candidato escolhe a modalidade de seleção, ou seja, se deseja concorrer às vagas em ampla concorrência ou através do sistema de cotas. 

Acesse o site do SiSU para mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.