Agendamento para a Nova Carteira de Identidade abre novamente na segunda-feira (31); saiba como agendar

O agendamento pode ser feito pela internet

Você sabia que já está disponível em todo o Brasil a nova Carteira de Identidade Nacional? Ela utiliza o número do CPF e pode ser obtida gratuitamente. Não sabia? Então, continue lendo, pois esta matéria vai explicar tudo sobre este novo documento seguro e confiável, seus benefícios, funcionalidades e como você pode solicitar o seu!

O que representa a Nova Carteira de Identidade Nacional?

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento que traz diversas inovações para facilitar a identificação do cidadão. Com um padrão unificado, a CIN é válida em todo o território nacional e possui um número único, que é o CPF. Isso significa que, ao invés de ter diferentes números de identificação, agora existe um único documento que integra todas as informações necessárias para a identificação civil.

Imagine a praticidade de ter um único documento que você pode usar em diversas situações, como na abertura de contas bancárias, na solicitação de serviços públicos e até mesmo para viagens, caso haja acordos com outros países. Além de ser seguro, o novo RG é digital e pode ser acessado pelo aplicativo GOV.BR, tornando o processo ainda mais ágil.

Benefícios da Nova Carteira de Identidade

A nova CIN não é apenas um documento de identificação; ela traz uma série de benefícios que visam melhorar a experiência do cidadão. Aqui estão alguns deles:

  1. Segurança: Com elementos de segurança avançados, a CIN reduz o risco de fraudes e garante que suas informações estejam protegidas.
  2. Facilidade de acesso: A possibilidade de ter a versão digital da carteira no celular facilita o acesso em diversas situações do dia a dia.
  3. Integração de dados: A nova carteira permite a integração de informações de diferentes órgãos, otimizando processos e reduzindo a burocracia.
  4. Validade prolongada: A validade da CIN varia de acordo com a faixa etária, garantindo que o documento esteja sempre atualizado.

Como funciona o agendamento?

Mas você sabe como agendar o atendimento para garantir a sua CIN? O agendamento para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, no estado do Mato Grosso do Sul, pode ser feito de forma prática e rápida. Confira os passos a seguir:

  • Visite o site da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
  • Escolha o município onde deseja realizar o atendimento.
  • Selecione o serviço desejado, que pode ser a primeira ou a segunda via da CIN.
  • Escolha um posto de atendimento disponível.
  • Defina a data e o horário que melhor se adequam à sua agenda.
  • Preencha os dados pessoais solicitados.
  • Complete a verificação de segurança.
  • Verifique seu e-mail para confirmar o agendamento.
Mão clicando no laptop para agendamento de serviço
Aprenda como realizar o agendamento de forma rápida e prática online. Imagem: Freepik

Documentos necessários para o agendamento

Para solicitar a nova Carteira de Identidade, é necessário apresentar alguns documentos. Confira abaixo a lista dos itens exigidos para a emissão da primeira via:

  • Certidão de nascimento: Original e cópia legível.
  • Certidão de casamento: Para aqueles que são casados, viúvos ou divorciados, é necessário apresentar a certidão original e uma cópia.
  • CPF: O comprovante de situação cadastral do CPF pode ser obtido no site da Receita Federal.
  • Certidão de Naturalização: Se aplicável.

Se você já possui a CIN e deseja solicitar a segunda via, será necessário apresentar, além dos documentos acima, um comprovante de pagamento da taxa correspondente.

Onde agendar a nova Carteira de Identidade?

O agendamento para a nova Carteira de Identidade pode ser realizado em diversos estados do Brasil. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) – MS disponibiliza vagas diariamente, com um total de 2.100 atendimentos em Mato Grosso do Sul. Desse total, 800 são para Campo Grande e 1.300 para os demais municípios.

Para saber onde realizar o agendamento, basta acessar o site da Sejusp e escolher o município desejado. O sistema é intuitivo e permite que você encontre rapidamente as opções de atendimento disponíveis.

Custos envolvidos na emissão

A primeira via da nova Carteira de Identidade é emitida de forma gratuita. Já para a segunda via, há uma taxa que varia conforme a unidade de medida utilizada. Em março de 2025, por exemplo, a taxa corresponde a 4 UFERMS, que totaliza aproximadamente R$207,76.

Além disso, correções de erros no documento dentro de 30 dias após o recebimento são gratuitas, enquanto correções feitas após esse prazo possuem uma taxa. Fique atento a esses detalhes para não ser pego de surpresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.