ALERTA: Novo pente-fino pode ser feito no Bolsa Família em janeiro; entenda!
Um novo pente-fino pode ser feito no Bolsa Família no mês de janeiro e isso tem deixado os beneficiários ansiosos e até mesmo angustiados com a possibilidade de ter o benefício bloqueado ou cortado.
Por isso, neste texto nós reunimos mais detalhes sobre esse tipo de pente-fino, para que você possa compreender o que acontece e o que fazer para impedir o bloqueio dos pagamentos. Acompanhe e tire as suas dúvidas!
Novo pente-fino pode ser feito no Bolsa Família em janeiro
Um novo pente-fino pode ser feito no Bolsa Família e é necessário entender o que pode acontecer nesse caso. Basicamente, o pente-fino poderá focar nas chamadas famílias “unipessoais”, que estão irregulares dentro do programa. Além disso, todos os beneficiários que estão com os seus dados desatualizados também poderão entrar na análise.
A medida visa detectar possíveis sinais de irregularidades e até mesmo de fraude, que muitos cadastros podem apresentar dentro do programa.
Com relação às famílias unipessoais, por exemplo, muitos têm se cadastrado dessa forma, mesmo não morando sozinho, o que configura adulteração das informações. Se o sistema do Governo detecta essa irregularidade, automaticamente o cadastro pode ser bloqueado ou até mesmo cancelado.
Em outras situações, a falta de atualização de informações da família também pode resultar no bloqueio. Dentro do programa, a regra é que a família nunca fique mais de dois anos sem atualizar os seus dados no cadastro no CadÚnico. Se esse período é ultrapassado, ela pode ser cortada do programa Bolsa Família.
Além disso, quando a família é convocada a atualizar o cadastro, por outro motivo, também é necessário cumprir com a convocação. Caso contrário, não será possível ser mantido no programa normalmente.
Sendo assim, se você está com tudo em dia, não precisa se preocupar com o novo pente-fino pode ser feito no Bolsa Família. Afinal, se a sua família está dentro das regras e cumprindo tudo, significa que ainda tem o direito de receber o benefício.
O que fazer para não ter o benefício cancelado ou bloqueado?
Além de entender que existe um novo pente-fino que pode ser feito no Bolsa Família no começo do ano, também é relevante compreender o que fazer para evitar esse tipo de problema, não é mesmo?
Basicamente, não existe muito segredo. Para que não se perca o benefício é necessário estar dentro das regras do Bolsa Família – são aquelas relacionadas à saúde, educação e renda per capita, de modo geral.
Se a sua família ainda se enquadra nos requisitos, é bem provável que não sofrerá bloqueios ou cancelamentos.
Porém, como vimos, manter o cadastro atualizado também é um ponto que merece atenção. Se o cadastro estiver defasado, aí sim pode ser que no novo pente-fino ocorra algum bloqueio.
Portanto, procure verificar se o cadastro está realmente atualizado e se está tudo certo com os dados da sua família. Assim, o novo pente-fino que pode ser feito no Bolsa Família provavelmente não afetará o seu grupo familiar.