ALTERAÇÃO nas regras do FIES podem IMPACTAR estudantes brasileiros; entenda como
Para ter acesso ao programa, alguns requisitos precisam ser cumpridos
O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é uma linha de financiamento estudantil criado há mais de 20 anos. Ele se tornou uma ferramenta de grande importância para pessoas com baixa renda que querem fazer uma graduação em instituições privadas no Brasil.
Para ter acesso ao programa, alguns requisitos precisam ser cumpridos
. Por exemplo, o candidato deve ter feito as provas do Enem (com possibilidade de usar a nota) e se encontrar em situação de vulnerabilidade social. No entanto, algumas regras do FIES foram alteradas, o que vem deixando estudantes de todo o Brasil em dúvida. Abaixo, esclareceremos o quão impactante isso será para quem precisa do financiamento para ter uma oportunidade de ingresso no ensino superior.
Alterações nas regras do FIES são aplicadas
Segundo informações advindas do governo brasileiro, divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação) e com respaldo de outros órgãos responsáveis pelo financiamento, as mudanças intencionam melhorar o FIES, facilitando o acesso de uma gama maior de estudantes.
O que mudou em 2024?
Uma das grandes alterações que os brasileiros podem encontrar no fundo, para 2024 foi a desburocratização dos processos que garantem acesso aos recursos. Agora, o estudante que se interessar em participar do FIES pode dar início e concluir o procedimento pela internet, seja pelo site ou app oficial.
Os passos são, na realidade, bem simples. No entanto, se o estudante tiver alguma dúvida, basta escolher um dos canais oficiais do MEC ou da Caixa Econômica, além dos meios de comunicação disponibilizados pelo próprio FIES.
É importante frisar que a renovação dos contratos deste financiamento estudantil teve início no dia 20 de abril, seguindo até o dia 31 de maio, ou seja, o prazo está acabando. Portanto, caso você tenha um contrato e quer renovar, deve se apressar.
Passo a passo para solicitação do financiamento estudantil
O estudante precisa acessar o endereço eletrônico e seguir um passo a passo simples:
- Inscrição no Seleção Fies – Acesse o site, forneça os dados pessoais e crie uma senha. Posteriormente, entre no e-mail informado a fim de autenticar o cadastro. Então, basta completar a inscrição com as demais informações solicitadas;
- Inscrição no SisFIES – Pré-aprovados devem acessar o SisFIES a fim de formalizar suas inscrições no prazo máximo de cinco dias;
- Confirmação de dados – Após a etapa acima, os selecionados terão mais 10 dias para autenticar os dados na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da entidade educacional;
- Finalização do processo – Assim que os dados forem validados, o garantidor e o estudante devem se dirigir ao ente financeiro do FIES em até dez dias a contar do terceiro dia útil da certificação da CPSA.
- Na inscrição no SisFIES, é necessário selecionar qual é a filial e qual será a instituição bancária de preferência, sendo Banco do Brasil ou Caixa.
Fies Social
Mais uma das mudanças encontradas no fundo, é o FIES Social. Esta é uma modalidade mais específica, pois intenciona estender o modelo de financiamento estudantil para uma gama maior de brasileiros.
Isso quer dizer que o FIES Social oferece mais oportunidades para estudantes baixa renda de entrar em uma instituição federal de ensino superior. Portanto, aqueles que pertencem às famílias que recebem até meio salário mínimo como renda mensal per capita serão beneficiados.
Mas, o que chama atenção realmente é que a modalidade permite que o estudante consiga 100% das mensalidades pagas através do fundo. Essa é uma possibilidade que estava suspensa.
As mudanças feitas no FIES tornam esse financiamento estudantil ainda mais abrangente e inclusivo. Isso porque oferece uma chance única a milhares de brasileiros carentes.