Saiba mais sobre as análises eletrônicas do INSS

Já ouviu falar sobre as análises eletrônicas do INSS?

Devido à alta demanda de solicitações, muitas delas ainda aguardando resolução, o órgão decidiu investir em melhorias por meio de análises eletrônicas do INSS. Essas tecnologias têm sido questionadas. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Análises eletrônicas do INSS


Novas soluções tecnológicas foram desenvolvidas para tentar adiantar a fila da Previdência desde 2017. A questão é que após a devida auditoria, chegaram à conclusão que as negativas têm aumentado quando não são feitas manualmente.

Segundo análise, os beneficiários que mais receberam negativas foram os que tentaram solicitar Salário Maternidade Urbano e BPC – Loas. Em teoria, o sistema serve para “filtrar” as solicitações improcedentes e otimizar e agilizar o tratamento das procedentes.

Segundo os auditores, as negativas dos benefícios solicitados aumentaram cerca de 4 vezes após o sistema ter sido automatizado. Um exemplo é que antes da automatização, cerca de 50% dos benefícios foram negados. Já em 2022, com a automatização, 65% foram negados. A quantia corresponde a quase dois terços das solicitações feitas.

Conheça os benefícios mais solicitados

Mencionaremos alguns dos benefícios mais solicitados e negados pelas análises eletrônicas do INSS.

Auxílio por incapacidade temporária

Pagamento concedido aos contribuintes que se comprovadamente se acidentaram ou adoeceram e não podem trabalhar devido à enfermidade temporária. Para solicitar, ele precisa estar em dia com suas contribuições e comprovar sua incapacidade laborativa.

Benefício de Prestação Continuada – LOAS

É um benefício concedido a idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiências comprovadas mediante laudo médico. Para requerer é preciso comprovar que não estão em condição de trabalhar e se encontram em situação de vulnerabilidade.

Salário Maternidade Urbano

Valor concedido à quem não pode trabalhar devido ao nascimento de um bebê, adoção, guarda judicial de uma criança, ou aborto não criminoso. Na solicitação, é preciso apresentar exames e comprovações clínicas ou apresentar as documentações e certidões que confirmem a guarda.

Qual é a resposta oferecida pelo INSS?


O INSS alega que o aumento do indeferimento não tem ligação direta com o sistema. A grande maioria das análises eletrônicas se tratam de auxílio por incapacidade temporária e Benefício de Prestação Continuada – LOAS e são indeferidas após perícia. Além disso, muitos pedidos foram negados automaticamente porque os usuários respondiam às questões incorretamente. Como na licença maternidade urbano.

Desta forma, o órgão garante que tem buscado a melhoria do sistema. Eles explicam que as perguntas no sistema foram reformuladas e estão mais claras, para ajudar o usuário a compreender melhor o que se espera dele, para que ele possa responder corretamente ao aplicativo.

Onde são feitas as solicitações?


Independente do aumento das negativas, todas as solicitações precisam ser feitas através do aplicativo ou telefone. Só se deve procurar a agência nos dias e horários estipulados. Eles não atendem sem o devido agendamento para manter a eficiência dos atendimentos presenciais.

Se você, assim como milhares de brasileiros, aguarda a resposta de algum recurso, feito pelas análises eletrônicas do INSS, continue acompanhando a solicitação através do site ou aplicativo oficial. Se precisar de mais informações também é possível ligar para o 135, das 7h às 22h.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.