Ano-Novo, ano-novo e ano novo: tem mesmo diferença?
Você sabia que, dos três termos envolvendo o Ano-Novo, somente um deles se refere à festa da passagem de ano? Veja para que servem todos os outros.
Feliz Ano-Novo! Não, brincadeirinha! Estamos há três meses em um ano novo, mas alguns errinhos ainda nos perseguem. Que tal se preparar para a virada de ano em 2024 desde agora? Dê um fim naquela pulga que fica atrás da sua orelha sempre que você vai mandar uma DM especial ou uma mensagem no WhatsApp para alguém querido, desejando que ele tenha um ótimo ano pela frente. A dica de hoje vai acabar com as dúvidas de um jeito que você nunca mais vai esquecer quando usar cada palavra. Afinal, qual é a diferença? É só a grafia? Descubra agora!
Veja mais: Polissemia: definição, exemplos e interpretação do fenômeno
Ano-Novo, ano-novo e ano novo
Para alguns, isso é novidade, mas o famoso “Ano-Novo”, com a presença do hífen e letras maiúsculas, se refere à grande celebração do Réveillon, que marca a tradicional transição de um ano para outro. E por que leva todas essas alterações? Bem, ele é escrito com maiúsculas iniciais devido ao seu status de nome próprio, afinal de contas, estamos falando de uma festividade.
Por outro lado, “ano-novo”, com todas as letras minúsculas, mas com o hífen, descreve o primeiro dia do ano, representando assim o início do novo ciclo temporal. Além disso, nós temos também o “ano novo”, sem hífen e com letras minúsculas, ou seja, o mais comum de todos. Ele resulta da combinação do adjetivo “novo” com o substantivo “ano”. Este termo indica o oposto de “ano velho” e denota o período de renovação e recomeço que caracteriza o início de um novo ano. Capitche?
Saiba quando usar cada um deles
Veja exemplos práticos e comuns de onde as três palavras podem ser usadas.
- Ano-Novo:
“Vamos nos encontrar na festa de Ano-Novo para celebrar juntos. Que tal?”;
“Estou planejando passar o Ano-Novo na praia com amigos da faculdade.”
- ano-novo:
“Todo ano-novo, eu faço uma lista de metas e objetivos para os próximos 12 meses”;
“O comércio geralmente fica bem movimentado no dia 1º de janeiro, pois é o primeiro dia do ano-novo.”
- ano novo:
“Espero que o próximo ano novo traga muita felicidade e prosperidade para nós;
“Vou aproveitar o espírito de renovação do ano novo para começar a praticar exercícios físicos, viu?”
Todas as grafias estão corretas
Como vimos logo acima, todas as palavras estão certíssimas! A questão é que há um uso específico para cada uma delas, então temos que ter cuidado para não confundi-las, especialmente se queremos fazer bonito com alguém que não deixaria um erro desse passar em branco! E por falar em erros, há uma porção de outros que, infelizmente, continuam vindo com a gente na bagagem ano após ano.
Veja alguns exemplos dessa matéria incrível sobre os erros de estimação que devemos abandonar agora em 2024, porque eles podem comprometer relações até mesmo profissionais. Não vai dar mancada, hein?
Veja esses exemplos do que deixar no passado:
Excesso de gerúndio na sua vida
- “Você pode estar passando aqui na segunda-feira para receber o cheque”;
- “Pode sentar. Lúcio vai estar recolhendo todos os formulários.”
Regência incorreta do verbo ir
- João Pedro e Rita vão no cinema mais tarde”;
- Os policiais foram na farmácia e prenderam o assaltante.”
Acesse a nossa matéria e veja detalhes do que não dá para continuar fazendo!
Afinal, qual é o significado de “Réveillon”?
Esta é uma palavra de origem francesa que se refere à celebração da passagem do ano, ou seja, a famosíssima festa de Ano-Novo. Ela é utilizada em países de língua francesa e em regiões onde a cultura do país teve uma influência significativa, como em parte do Brasil, especialmente nas regiões costeiras, onde as festas de Réveillon são tradicionalmente grandes e elaboradas. Em muitos lugares, o termo Réveillon é associado especificamente às festas que ocorrem na noite de 31 de dezembro, com jantares especiais, fogos de artifício e várias celebrações festivas entre familiares e amigos.