“Aparte” e “à parte”: você sabe qual está correto?
Tire todas as suas dúvidas
Todos nós sabemos que a língua portuguesa possui uma série de regras, o que pode ser um desafio para os estudantes. As expressões “aparte” e “à parte”, por exemplo, estão entre aquelas que causam confusão.
Mas, entender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português de provas importantes, como os concursos, os vestibulares e o ENEM. Além disso, você também deve usar “aparte” e “à parte” da maneira correta para escrever uma redação de qualidade nas principais provas do país
Dessa maneira, para que você tire todas as suas dúvidas, separamos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto de “aparte” e “à parte”. Vamos conferir!
“Aparte”: conheça os principais usos
Em primeiro lugar, devemos destacar que o termo “aparte” pode ser tanto o imperativo do verbo “apartar” quanto um substantivo masculino.
Em relação ao primeiro caso, “apartar” é um verbo que pode ser usado no sentido de “separar” ou “afastar”. Quando conjugado no imperativo, forma “aparte”, que é uma forma de comando ou sugestão. Veja dois exemplos:
- Aparte esses problemas secundários e foque nos seus estudos.
- Aparte-se das discussões desnecessárias.
Nesses exemplos, “aparte” está sendo usado para instruir alguém a se afastar ou separar-se de algo, demonstrando o caráter de ordem típico do imperativo.
Como substantivo, por sua vez, “aparte” é usado como um comentário inserido em meio a um discurso principal. Esse uso é muito comum em debates, discursos ou peças de teatro, onde uma observação rápida é feita à parte do tema central. A seguir, veja alguns exemplos:
- Carlos fez vários apartes que desestruturaram o discurso do colega.
- Os apartes feitos pelo público geraram risos durante a palestra.
Como você deve ter percebido por meio da análise desses exemplos, podemos usar “aparte” como um comentário que feito no meio de uma fala e que, ao mesmo tempo, não faz parte diretamente da estrutura principal de um discurso.
“À parte”: veja quais são os principais usos
“À parte” é uma expressão formada por uma preposição (“a”) e um substantivo (“parte”). Ela pode ser usada para indicar algo que já está ou será separado ou isolado. Dessa forma, essa locução pode ser usada para indicar exclusão.
Essa expressão pode ser usada em diversos contextos, como para sugerir que algo ou alguém está fora de um determinado contexto geral. Confira alguns exemplos:
- Bruno prefere ficar à parte das decisões da escola, pois não quer se envolver em problemas.
- A questão foi tratada à parte, sem interferir no assunto principal da reunião.
Nos exemplos que trouxemos, “à parte” está sendo usado para indicar a ideia de isolamento de um assunto ou pessoa.
Além disso, “à parte” pode ser usado para indicar alguma coisa que merece atenção isolada ou que será tratada de maneira especial. Veja dois exemplos:
- À parte suas qualidades, Maria precisa melhorar sua postura profissional.
- Deixando os problemas à parte, temos muito o que celebrar.
Nesses exemplos, podemos ver que a expressão está sendo usada para destacar algo que deve ser considerado como um aspecto independente do restante.
Erros comuns
Devido à semelhança fonética, é comum que os estudantes confundam os usos dessas expressões. A seguir, veja alguns dos principais erros envolvendo “aparte” e “à parte”:
Erro 1:
- Incorreto: O comentário foi feito aparte da discussão principal.
- Correto: O comentário foi feito à parte da discussão principal.
Nesse exemplo, devemos usar a expressão “à parte”, uma vez que o objetivo é indicar que o comentário foi feito de maneira isolada, separada do tema principal.
Erro 2:
- Incorreto: Os à partes do público atrapalharam a apresentação.
- Correto: Os apartes do público atrapalharam a apresentação.
Nesse exemplo, devemos usar “aparte”, pois está sendo usado como substantivo para se referir aos comentários no meio do discurso.
Erro 3:
- Incorreto: À parte das questões que não te interessam e continue estudando.
- Correto: Aparte das questões que não te interessam e continue estudando.
Nesse caso, devemos usar o termo “aparte”, pois queremos instruir alguém a se afastar de alguma coisa.