Apneia do sono: Saiba Como Cuidar Desse Mal Que Afeta 15 milhões de Brasileiros
Apneia do sono: Saiba Como Cuidar Desse Mal Que Afeta 15 milhões de Brasileiros
Um distúrbio do sono que afeta mais de 15 milhões de brasileiros e que pode até matar. A apneia do sono é a parada respiratória provocada por obstruções na traqueia.
Ela atinge principalmente homens entre 40 e 50 anos e é agravada pela obesidade.
O sinal de alerta surge na penumbra. Cada vez mais cresce o número de brasileiros que que sofrem da tal apneia do sono.
Um problema causado pelo relaxamento dos músculos da garganta e da língua e que provoca a obstrução das vias aéreas impedindo a respiração por alguns segundos. Isso acontece várias vezes durante a noite.
Tipos
Existem basicamente dois tipos de apneia do sono; apneia obstrutiva do sono e a apneia do sono central.
A apneia obstrutiva do sono é a forma mais comum e ocorre quando os músculos da garganta relaxam durante o sono. A apneia obstrutiva do sono ocorre quando os músculos da parte de trás da garganta e os músculos da língua relaxam, o que acontece enquanto a pessoa dorme.
Nesse tipo de distúrbio, quando esses músculos relaxam, as vias respiratórias se fecham, o que interfere e impede a respiração adequada. Por ser incapaz de respirar, a pessoa desperta do sono por um breve momento – em que as vias respiratórias reabrem e permitem que a respiração volte ao normal.
Esse problema, no entanto, se repete inúmeras vezes ao longo da noite e pode causar sérias complicações.
Já apneia do sono central é muito menos comum e ocorre quando o cérebro não consegue transmitir sinais para os músculos da respiração. Uma pessoa que sofre com este tipo de apneia pode acordar com falta de ar ou sentir dificuldade para dormir ou, ainda, para manter o sono.
O sono irregular impede a pessoa de alcançar o sono profundo, fazendo-a se sentir sonolenta durante o dia.
Consequências
As pessoas que não conseguem dormir bem à noite, ficam sonolentas e cansadas durante o dia e como consequência, elas ficam irritadas, sofrem de dor de cabeça e até de depressão.
Já se sabe que o estresse causado ao organismo pode tornar um indivíduo hipertenso e até causar impotência sexual. A nova descoberta é que a apneia do sono provoca também o entupimento das artérias; o que pode levar ao infarto… e a morte.
Fatores de risco
Esse distúrbio atinge principalmente os homens a partir dos 40 anos e as mulheres depois da menopausa. A obesidade agrava o problema e o excesso de gordura na região da garganta acentua a apneia.
Tratamento
O objetivo do tratamento é manter as vias respiratórias livres para a passagem de ar durante a noite.
Na maioria dos casos o especialista opta pelo uso de uma máscara (CPAP), que conectada a um compressor de ar que provoca pressão do ar para forçar sua passagem através das vias respiratórias.
Os níveis de pressão da máscara devem ser ajustados individualmente depois de um estudo polissonográfico cuidadoso; pressões inadequadas podem aliviar os sintomas da apneia do sono sem diminuir os riscos cardíacos.
Já o tratamento cirúrgico é indicado para a remoção de obstáculos e correção de distúrbios que dificultem a passagem de ar.
Perda de peso, no caso de pacientes obesos, e evitar dormir de barriga para cima são outras medidas úteis.