Aprenda a Melhorar o Desempenho em Caminhadas
Uma das atividades mais comuns e mais fáceis que existe, é uma também das melhores para o organismo. Caminhar é algo que faz parte da rotina de muitas pessoas, mas que ainda precisa ser disseminada entre muito mais pessoas. Andar é uma das atividades mais antigas e que mais geram compensações ao corpo humano. Portanto, exercite.
A caminhada é muito prática, porque pode ser feita em qualquer lugar. E ainda é muito completa, uma vez que trabalha músculos e é uma atividade aeróbica. Para que a atividade seja aproveitada ao máximo, precisa ser feita com roupas confortáveis, tênis e sempre com uma garrafinha de água para se hidratar.
Qual a Melhor Maneira se Caminhar?
Não existe uma regra que defina a melhor maneira de se caminhar, cada pessoas sabe qual é o jeito mais confortável par andar. Porém há maneiras de melhorar a execução atividade.
Se a caminhada for realizada de 20 a 60 minutos diários, ou somente 3 vezes na semana será o suficiente para o bem-estar físico.
Há melhora no sistema circulatório, no intestino, no colesterol, na perda de peso e diminui a propensão à diabetes. Ainda há melhora no descanso, no sono, no combate a depressão e diminuição do estresse.
Vestimenta
Para a prática é necessário o uso de roupas leves, protetor solar, calçados confortáveis. Existem no mercado vários calçados adaptados para este tipo de prática, que proporcionam um conforto bem maior, com tênis com amortecedor.
Onde Caminhar?
A caminhada pode ser praticada na rua, em casa ou na academia. Você, então, deve escolher entre andar na rua ou em uma esteira. A diferença entre essas variações está nos impactos causados ao corpo.
Se você andar em uma esteira o amortecimento é melhor e a temperatura mais controlável.
Além disso, não há obstáculos como buracos e desnivelamento. Porém você fica retido em um local fechado e não poderá desfrutar da paisagem ao ar livre.
Na rua só é preciso ficar atento com os obstáculos. O tênis precisa ser bom e o caminho sem muitos problemas. Se você tem problemas musculares ou articulares, o mais indicado é caminhar em esteiras. Por motivo de preservação da saúde. Porém se não há problemas, pratique ao ar livre que a compensação é válida.