Árabes, persas, turcos: quem são os povos do Oriente Médio?
Quando pensamos em povos do Oriente Médio, costumeiramente chamam esses povos de “árabes” ou “mulçumanos”. Antigamente chamavam eles genericamente de “turcos”.
Contudo, essa definição está bastante errada. Ela é incompleta e desconsidera a imensa variedade que forma o Oriente Médio. Além disso, a região têm outras denominações religiosas, para além do islamismo.
Além, claro, de a região ter uma situação política complexa, e regida por situações e panoramas diferentes da Europa e Américas, por exemplo.
A discussão se adensa ainda mais, quando pensamos na situação demográfica, política e cultural da chamada África Oriental, e em países como Etiópia, Eritréia e Somália, e da África Setentrional, em Egito e Turquia.
De maneira geral, entretanto, quando falamos em Oriente Médio, estamos pensando em quase 1 bilhão de habitantes, que pertencem a pelo menos 4 matrizes religiosas tradicionais e são compostos por, pelo menos, 4 grupos étnicos diferentes.
Assim, quem são os povos do Oriente Médio? Veja as etnias mais numerosas em nosso artigo.
Árabes
Os povos árabes são etnias que começaram a se organizar em territórios que hoje são a Arábia Saudita e Iraque, de forma nômade ou seminômade, se espalhando pelo Egito, Marrocos, e Somália, mas também pela Europa (de onde foram sendo gradativamente expulsos, por nações cristãs, a partir do século 14).
Politicamente, durante séculos, os árabes se dividiram em diversos, ora em territórios que atualmente compõem Arábia Saudita, Kuwait e Iraque, ora, como países dominados pelo Império Turco-Otomano.
A partir do século 18 e 19, as imigrações começaram a se intensificar, e até princípios do século 20, populações árabes começaram a ocupar as Américas. Atualmente, as nações com mais árabes são Arábia Saudita, Jordânia, Iraque, Síria e Egito.
Uma peculiaridade: há árabes cristão, judeus e de outras denominações não-islâmicas.
Turcos
A segunda maior população do oriente médio é a turca, principalmente devido ao Império Turco-Otomano, que começou a ascender por volta do século 11, até sua derrocada, após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Durante mais de 600 anos, os turcos tiveram influencia em todo o norte de África, e Europa Báltica, com violentas disputas territoriais nos territórios ao sul da Rússia.
Atualmente, eles se concentram majoritariamente na Turquia, mas seus descendentes estão até em países como Bulgária e Albânia. São, majoritariamente, mulçumanos.
Persas
Etnia presente principalmente no Irã, mas também nos países do entorno, persas são um povo cujas origens remontam tradicionalmente ao Golfo Pérsico, antes da Era Cristã.
Juntamente com os turcos e os árabes, foi um dos grupos que resistiu às invasões europeias, durante as Cruzadas (séculos 12 à 14).
Embora hoje o Irã seja um Estado Mulçumano, a religião tradicional é o Zoroastrismo.
Outros povos
Além dos povos referidos anteriormente, há etnias como curdos, afegãos e uzbeques. Desse montante, os curdos são a maior população, com mais de 16 milhões de habitantes, em territórios como Iraque, Turquia e Irã.
Há ainda judeus do oriente médio. Diferente de Judeus europeus, que ocuparam Israel após a Segunda Guerra.