“Assento” e “Acento”: entenda a diferença entre essas palavras
Não tenha mais dúvidas!
“Assento” e “acento” são palavras homófonas, ou seja, que possuem o mesmo som, mas significados diferentes. Como elas são muito semelhantes, “assento” e “acento” provocam inúmeras dúvidas entre os brasileiros.
Porém, saiba que você deve ser capaz de usar cada uma dessas expressões da maneira correta não somente para melhorar a sua comunicação, mas também porque elas podem aparecer em questões de português de provas importantes, como o ENEM 2024, os vestibulares e os concursos.
Além disso, você também deve usar essas palavras da maneira correta para não cometer nenhum erro que possa comprometer a qualidade da sua redação em provas variadas.
Dessa maneira, para te ajudar, confira um resumo completo com aquilo que você deve saber sobre os usos das expressões “assento” e “acento”. Confira!
“Assento” e “acento”: as duas expressões estão corretas
As expressões “assento” e “acento” são muito semelhantes e, ainda que as duas estejam corretas e existam na língua portuguesa, elas devem ser usadas em contextos diferentes.
A seguir, entenda quando cada palavra deve ser usada e as principais regras que regulam os usos de cada uma delas.
“Assento”: quando devo usar essa palavra?
Em primeiro lugar, devemos destacar que a palavra “assento” pode ser usada tanto de forma literal como também de forma figurativa.
Quando usamos essa palavra de forma literal, “assento” indica um lugar físico destinado para sentar. Esse sentido é comum em contextos relacionados a móveis e a espaços onde as pessoas se acomodam. A seguir, confira alguns exemplos:
- O assento da cadeira estava coberto com um tecido novo.
Nesse exemplo, podemos perceber que “assento” está sendo usado para indicar a parte da cadeira em que uma pessoa se senta.
- O professor disse que a sala de aula não tem assentos suficientes para todos os alunos.
Nesse exemplo, a palavra “assento” está sendo usada no contexto escolar e, dessa maneira, indica as cadeiras onde os alunos se sentam durante as aulas.
Quando usamos “assento” de forma figurativa, essa palavra pode indicar uma posição ou cargo em uma organização, empresa, grupo, etc. A seguir, confira alguns exemplos:
- Tiago obteve um assento na comissão organizadora do evento anual da cidade.
Nesse caso, podemos ver que “assento” está sendo usado de maneira figurativa para indicar a posição que alguém ocupou em uma comissão. Dessa maneira, não estamos usando “assento” para indicar um assento físico, mas sim um papel ou função dentro de uma estrutura organizacional.
- O assento de diretor na empresa de Carlos foi ocupado por um estrangeiro.
Nesse exemplo, a palavra “assento” está sendo usada para indicar a posição de diretor em uma empresa. Assim, podemos perceber que esse termo também pode ser usado para indicar um cargo e não um lugar físico.
“Acento”: quando devo usar essa palavra?
A palavra “acento” corresponde ao sinal gráfico que é usado na escrita para modificar a pronúncia das palavras. Os sinais gráficos indicam a tonicidade das palavras em uma língua.
Na língua portuguesa, existem três tipos principais de acento: agudo, grave e circunflexo. Confira mais informações sobre cada um deles:
Acento agudo: um dos acentos mais comuns é o acento agudo, usado para marcar a pronúncia aberta de uma vogal. Veja dois exemplos:
- A árvore tem folhas verdes.
Acento grave: o acento grave indica a fusão de preposições com artigos definidos, formando a crase. Confira dois exemplos:
- Vou à escola.
- Preciso entregar a tarefa às 17 horas.
Acento circunflexo: o acento circunflexo pode indicar a pronúncia fechada das vogais. Veja um exemplo:
- O avô de Ana é muito legal.
Resumo: qual a diferença entre “assento” e “acento”?
Como pudemos entender, existem várias diferenças entre “assento” e “acento”.
Em primeiro lugar, vale destacar que, enquanto “assento” indica um lugar em que uma pessoa pode se sentar ou uma posição ocupada por alguém em uma organização ou grupo, a palavra “acento” deve ser usada para indicar aos sinais gráficos que são responsáveis por expressar a pronúncia correta das palavras.