“Assisti ao filme” ou “assisti o filme”: descubra qual está errado!

Entenda qual expressão está incorreta

A língua portuguesa é muito diversa, o que pode ser um desafio para os seus falantes. Quem, por exemplo, nunca ficou em dúvida se o correto é dizer “assisti ao filme” ou “assisti o filme”?

Bem, saiba que essa é uma dúvida muito comum, pois a única diferença entre as duas expressões é o uso das preposições.

Mas, entender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português de provas variadas, como os concursos, os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, você também deve usar o verbo “assistir” da maneira correta para escrever uma redação de qualidade nas principais provas do país

Assim, para turbinar os seus estudos, separamos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões  “assisti ao filme” e “assisti o filme”. Vamos conferir!

A regência do verbo assistir

Em primeiro lugar, devemos considerar a regência do verbo “assistir”. Tenha em mente que “assistir” é um verbo que pode ser utilizado tanto como transitivo indireto quanto como transitivo direto, dependendo do sentido que queremos atribuir à frase.

Você pode Gostar Também:
Verbo "assistir"
Saiba quando você deve usar uma preposição com o verbo “assistir”. Imagem: Mikhail Nilov/Pexels

A seguir, vamos conhecer mais sobre cada caso.

“Assistir” como verbo transitivo indireto

Quando usado como um verbo transitivo indireto, o verbo “assistir” deve ser acompanhado pela preposição “a”. Isso acontece quando usamos esse verbo no sentido de “ver”, “presenciar” ou “acompanhar”.

Nesses casos, a forma correta é “assisti ao filme”, pois a expressão “assistir a” demonstra que alguém está presenciando uma determinada coisa, como um filme, uma apresentação ou um evento. Veja um exemplo:

  • Eu acabei de assistir ao filme que Manuel havia recomendado.

Nesse exemplo, o correto é usar a expressar “assistir ao filme”, pois o verbo exige a preposição “a”, seguida do artigo “o”.

“Assistir” como verbo transitivo direto

Como mencionamos, “assistir” também pode ser usado como transitivo direto. Nesses casos, ele não deverá ser acompanhado por uma preposição. Isso ocorre quando o verbo assume o sentido de “prestar assistência” ou “dar suporte a alguém”.

A seguir, confira um exemplo:

  • O médico assistiu o paciente na sala de emergência.

No exemplo que trouxemos, o verbo “assistir” está sendo usado no sentido de “prestar auxílio”. Dessa maneira, ele não deve ser acompanhado por uma preposição.

Erros frequentes

Como você deve ter percebido, as diferenças entre “à vista” e “a vista” são sutis. Precisamos ressaltar que muitos estudantes acabam usando essas expressões da forma correta, utilizando o verbo “assistir” como transitivo direto quando o objetivo é dizer que viram alguma coisa.

A seguir, confira um exemplo e entenda esse erro comum:

  • Incorreto: Acabei de assistir o jogo da seleção brasileira com meus pais.
  • Correto: Acabei de assistir ao jogo da seleção brasileira com meus pais.

Além disso, é comum que os estudantes confundam o uso correto em frases que envolvem diferentes contextos do verbo “assistir”. Confira alguns exemplos:

  • Incorreto: Eu e Carlos vamos assistir o espetáculo hoje à noite. 
  • Correto: Eu e Carlos vamos assistir ao espetáculo hoje à noite.

Nesse exemplo, o verbo “assistir” está sendo usado no sentido de “ver” e, dessa forma, a preposição “a” é obrigatória.

Veja mais um exemplo de erro frequente:

  • Incorreto: O enfermeiro assistiu ao paciente.
  • Correto: O enfermeiro assistiu a paciente.

Nesse exemplo, o verbo “assistir” está sendo usado no sentido de “cuidar de” e, assim, não exige preposição.

A melhor forma de evitar a confusão entre as duas expressões é analisar o contexto em que cada uma é usada. Além disso, você também deve praticar a escrita e a leitura para memorizar as regras de ortografia mais facilmente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.