ASTROMINAS 2024 está com 400 vagas disponíveis; veja como participar
A iniciativa tem como intenção principal a desconstrução de estereótipos de gênero
O Astrominas 2024 é um projeto de extensão da USP (Universidade de São Paulo) voltado apenas para meninas. Isso mesmo! O projeto, que está com as inscrições liberadas para a participação em cursos gratuitos até16 de junho, só aceita o público feminino.
A iniciativa tem como intenção principal a desconstrução de estereótipos de gênero. Assim, é possível incentivar mais a participação do público em questão dentro das áreas das ciências exatas.
Astrominas 2024 beneficiará centenas de meninas interessadas em exatas
A edição do Astrominas 2024 está com as atividades programadas para que aconteçam do dia 13 de julho até o dia 02 de agosto. Ademais, as alunas participantes, que cumprirem com todas as atividades de cunho obrigatório receberão o certificado da USP na sua versão digital.
A principal intenção do projeto é ensinar as ciências do universo e as ciências da terra para as adolescentes que têm entre 14 até 17 anos. Assim, a Astrominas liberou 400 vagas para 2024. No entanto, estas passarão por sorteio que será feito entre as meninas que se inscreveram.
O sorteio serve para que a inclusão e diversidade sejam amplamente promovidas, sendo que a divisão das reservas se dará da seguinte forma:
- 20% das ofertas serão reservadas para as estudantes pretas, indígenas e pardas;
- 60% das ofertas se destinarão para as alunas das escolas públicas.
Conquanto, devemos ressaltar que as participantes deverão reservar cerca de 3 até 4 horas por dia para a dedicação aos estudos. Dessa forma, as atividades poderão ser concluídas de maneira assíncrona.
Quem é elegível para concluir a inscrição no Astrominas 2024?
Para que seja possível participar de um dos cursos gratuitos que o Astrominas 2024 oferece, as interessadas precisam comprovar a regularidade de suas matrículas em qualquer instituição pública de ensino básico. Ademais, é preciso se identificar como do gênero feminino (seja trans ou cis).
A saber, esses requisitos e qualquer outro que, por ventura, seja solicitado o cumprimento, serão verificados por mais de uma vez. Isso será necessário para que haja uma garantia maior da participação apenas do público-alvo.
Afinal, o projeto foi totalmente criado para conectar as jovens alunas com as mulheres cientistas. Assim, será possível proporcionar um ambiente bastante inspirador para que as meninas considerem ter uma carreira dentro da área de tecnologia e ciências.
O Astrominas tem a organização sob a responsabilidade das alunas e pesquisadoras do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP. As aulas serão ministradas com os temas de:
- Astrobiologia;
- Astronomia;
- Geofísica;
- Ciências Atmosféricas;
- Geociências;
- Oceanografia;
- Física;
- Ciências Humanas;
- Matemática.
Quem quiser preencher o formulário da inscrição ou precisar de informações mais detalhadas, basta acessar o site oficial do projeto.