Auditoria no CadÚnico: Como isso impacta o Bolsa Família?
A auditoria no CadÚnico vem ocorrendo à medida que o Governo implementa os chamados “pentes-fino” nos programa sociais que liberam a transferência de renda para milhões de brasileiros. Porém, muita gente ainda tem dúvida da principal função dessa auditoria e como ela pode impactar o Bolsa Família das pessoas.
Para entender melhor esse tipo de situação, acompanhe o nosso texto de hoje e entenda para que serve esse tipo de auditoria e como as famílias que recebem o Bolsa Família podem ou não ser impactadas. Confira também as possibilidades de se “proteger” de qualquer corte no pagamento dos Benefícios Sociais e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Como a auditoria no CadÚnico impacta o Bolsa Família?
A auditoria no CadÚnico que tem acontecido eventualmente tem o propósito de analisar o cadastro das famílias registrados nessa plataforma do Governo. Ao avaliar esses cadastros, é possível analisar se as famílias realmente estão dentro das regras dos Benefícios Sociais do Governo Federal, incluindo o Bolsa Família.
Por conta disso, quando acontece uma auditoria nesse sentido, muitos beneficiários do Bolsa Família são atingidos. Entretanto, é importante deixarmos claro que apenas os beneficiários com irregularidades é que poderão ter algum impacto nesse sentido.
Dito de outra forma, as famílias que ainda seguem as regras do Bolsa Família, incluindo a relacionada com a renda per capita, não terá problemas com esse tipo de auditoria. Em contrapartida, se a família tem omitido fontes de renda, ou mesmo apresentado informações inverídicas sobre o número de pessoas que convivem no lar, a auditoria poderá detectar essas irregularidades, fazendo com que o pagamento do Bolsa Família seja interrompido.
Isso significa que a função primordial desse tipo de auditoria é cortar irregularidades e tentar garantir que esse programa social do Governo foque em ajudar as famílias que realmente necessitam e que realmente estão dentro das regras.
O que fazer para não perder o Bolsa Família?
Como vimos, a auditoria no CadÚnico tem como propósito cortar pagamentos que são considerados irregulares nos programas sociais do Governo. Com relação ao Bolsa Família, o mesmo ocorre: se o grupo familiar não está mais dentro das regras do programa, a auditoria pode constatar isso e fazer com que o benefício seja cortado por conta disso.
Sendo assim, o que os beneficiários do Bolsa Família podem fazer para não perder o benefício é, simplesmente, seguir todas as regras do programa. Porém, seguir as regras não significa ocultar e omitir informações sobre o núcleo familiar apenas para continuar recebendo o benefício. Afinal de contas, com o passar do tempo, a auditoria do CadÚnico poderá constatar a irregularidade, fazendo com que o corte nos pagamentos aconteça.
Portanto, fique atento nas regras do programa e busque segui-las, como é o caso das regras relacionadas à educação e saúde dos familiares. Assim, será possível manter o recebimento do benefício mensalmente, desde que, claro, a família também permaneça nas regras de renda per capita para poder participar do programa Bolsa Família.