“Bem como” e “assim como”: qual o correto?
Tire todas as suas dúvidas
Muitos estudantes pensam que as expressões “bem como” e “assim como” são sinônimas, uma vez que elas são muito semelhantes. Mas, elas devem ser usadas em contextos diferentes.
Entender as diferenças entre as duas expressões é fundamental para evitar erros de português em algumas das principais provas do país, como os concursos e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, você deve utilizar “bem como” e “haja visto” da maneira correta para melhorar a sua comunicação.
Dessa forma, para que você consiga turbinar os seus estudos, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto de “bem como” e “assim como”. Confira!
Quando usar “bem como”?
A expressão “bem como” é uma locução adverbial que pode ser usada para conectar ideias ou para adicionar informações que complementam ou reforçam uma ideia anterior.
Vale destacar também que essa expressão possui uma conotação de equivalência e, em muitos casos, pode ser substituída por “e também”. A seguir, veja alguns exemplos que incluem isso da expressão “bem como”:
- Maria se destacou na aula de hoje, bem como todos os seus amigos.
Nesse exemplo, “bem como” indica que a pessoa não foi a única a se destacar, mas que todos os amigos também se destacaram, reforçando a ideia de que o sucesso foi coletivo.
- O filme foi emocionante, bem como a trilha sonora que o acompanhava.
Aqui, a expressão mostra que, além do filme, a trilha sonora também foi emocionante, unindo as duas ideias.
- Jorge não apenas completou o projeto, bem como entregou dentro do prazo.
Nesse exemplo, o uso da expressão “bem como” indica que não só o projeto foi completado, mas que ele foi entregue dentro do prazo, ampliando a informação.
Quando usar “assim como”?
A expressão “assim como” pode ser usada para estabelecer comparações diretas entre duas ideias, mostrando semelhança ou equivalência entre elas. Essa locução é frequentemente usada em contextos em que se deseja fazer uma analogia ou destacar a relação entre duas situações, objetos ou conceitos.
Confira alguns exemplos;
- O time venceu a partida, assim como havia vencido o último campeonato.”
Nesse caso, “assim como” estabelece uma comparação clara entre a vitória na partida atual e a vitória no campeonato anterior.
- A música é tão envolvente, assim como a dança que a acompanha.
Nesse exemplo, a expressão sugere que a música e a dança têm qualidades semelhantes, reforçando a ideia de que ambas se complementam.
- Os alunos devem se preparar para o vestibular, assim como se preparam para as provas mensais.
Aqui, a frase sugere que a preparação para o vestibular deve ser feita de maneira semelhante à preparação para as provas.
Erros comuns
O uso inadequado de “bem como” e “assim como” é bastante comum, uma vez que as duas expressões são semelhantes. Veja alguns dos principais erros cometidos pelos estudantes:
Erro 1:
- Incorreto: Os alunos, bem como os professores, participaram da reunião.
- Correto: Os alunos, assim como os professores, participaram da reunião.
Nesse caso, a intenção é indicar a semelhança na participação dos alunos e dos professores, o que requer o uso de “assim como”. Lembre-se de que não devemos usar”bem como” quando a intenção é comparar.
Erro 2:
- Incorreto: O evento contou com palestras, bem como exposições, bem como atividades interativas.
- Correto: O evento contou com palestras, exposições e atividades interativas.
Como podemos perceber por meio da análise desse exemplo, a repetição desnecessária de “bem como” pode prejudicar o sentido da frase.
Erro 3:
- Incorreto: Não gosto de legumes, bem como verduras.
- Correto: Não gosto de legumes, assim como não gosto de verduras.
Aqui, o objetivo é estabelecer uma comparação entre a aversão a legumes e verduras. Assim, o correto é usar “assim como”.