Bruxismo: Como Evitar o Ranger dos Dentes à Noite 

Bruxismo: Como Evitar o Ranger dos Dentes à Noite 

 

Talvez você já deva ter visto ou ouvido falar de pessoas que costumam ranger os dentes durante o dia ou como é mais comum, em quanto dormem.

Esse é um dos vários distúrbios do sono e que é conhecido como bruxismo

O bruxismo nada mais é do que um distúrbio do sono que se caracteriza pelo ranger dos dentes de forma agressiva e que em muitos casos, na maioria dos casos na verdade, trazem prejuízos para o indivíduo que sofre desse mal.

Ainda hoje não se sabe ao certo quais são as causas que influenciam na ocorrência dessa doença nas pessoas, mas sabe-se que alguns fatores têm aumentado as chances de alguns indivíduos contraírem esse sintoma, como:

Estresse

 

As sensações de raiva e frustração bem como o estresse podem levar ao ranger dos dentes

 

Você pode Gostar Também:

Personalidade

 

As pessoas que têm uma personalidade mais agressiva têm mais chances de contrair o bruxismo.

 

Idade

Os sintomas de ranger os dentes são mais comuns nas crianças e geralmente desaparecem a medida que elas vão entrando na adolescência.

 

Substâncias estimulantes

 

Algumas substâncias como álcool, café, cigarro e drogas são fatores de risco para o surgimento do bruxismo.

Sintomas

 

É comum as pessoas acharem que todos que tem bruxismo sabem que sofrem desse distúrbio; mas têm muitas pessoas que na verdade não sabem, por que essa doença se manifesta basicamente durante o sono, porém, existem alguns sintomas que ajuda a identificar o um indivíduo que sofre desse mal. 

Entre eles:

– O principal sintoma do bruxismo é o ranger dos dentes. Às vezes é tão alto que chega a despertar quem dorme ao lado;

– Dentes achatados ou fraturados;

– Esmaltes dos dentes desgastados;

– Dor na face ou na mandíbula;

É importante lembrar que nem sempre alguns desses sintomas, significa necessariamente, que a pessoa sofre de bruxismo. Alguns problemas também possuem sintomas parecidos como infecções no ouvido e distúrbios dentários.

 

Prevenção

 

O principal método de se evitar o bruxismo é evitando alguns hábitos que podem aumentar os riscos de se contrair esse distúrbio, entre eles o álcool, cigarros, cafés e outras substâncias estimulantes.

O tratamento não garante que os sintomas desapareçam, o objetivo é reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir, ao máximo, o ranger dos dentes.

Na maioria dos casos, uma placa que pode ser colocada tanto nos dentes superiores quanto nos dentes inferiores, ajuda a reduzir o travamento.

Elas são projetadas para manter a mandíbula em uma posição mais relaxada ou podem ter alguma outra função que vai ser estabelecida pelo profissional.

Existem vários tipos de placas; quando uma não funciona, outro tipo deve ser testado. Um dentista pode ajudar a escolher o melhor tipo para cada mandíbula. 

A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho pode contribuir. 

Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.