Carta Aberta: Estrutura e principais elementos do gênero
Um dos gêneros textuais que apresentam a opinião do autor de forma clara sobre um determinado assunto é a carta aberta. Textos desse gênero tem como objetivo fazer uma solicitação, reivindicar ou opinar sobre um assunto de grande relevância. Tradicionalmente, as cartas abertas são veiculadas em grandes meios de comunicação, pois são escritas para chamar atenção do grande público para um determinado tema.
Trata-se de um texto epistolar, mas que guarda diferenças em relação a uma carta do leitor, a uma carta pessoal e até mesmo de uma carta de solicitação. Veja a seguir quais são as principais características de uma carta aberta!
Estrutura da Carta Aberta
Sendo um gênero epistolar, a carta aberta apresenta necessariamente um remetente e destinatário. O remetente pode ser um grupo de pessoas ou apenas uma pessoa, bem como o destinatário pode ser um político, ou uma ONG ou mesmo um grupo da sociedade. Nesse sentido, uma carta aberta é um documento redigido de forma pública e direcionada a um destinatário específico ou a um grupo amplo de pessoas.
Geralmente, uma carta aberta aborda questões de interesse público, problemas sociais, preocupações políticas, manifestações de apoio ou críticas, e é publicada em meios de comunicação, jornais, redes sociais ou sites para alcançar uma audiência mais ampla.
Nesse sentido, uma carta aberta segue, geralmente, a seguinte estrutura:
-
Identificação do destinatário: Nome da pessoa, entidade ou instituição para quem a carta é dirigida.
-
Local, data e saudação: Indica a cidade e data em que a carta é escrita.
-
Introduçã0: Apresentação do motivo da carta de forma a captar a atenção do leitor, ou seja, uma breve exposição sobre o assunto principal e sua importância.
-
Desenvolvimento: Divisão em parágrafos contendo argumentos claros e pertinentes ao tema. Nessa parte do texto, cabe o uso de dados científicos ou resultados de pesquisas estatísticas, por exemplo, para sustentar cada ponto.
-
Conclusão: A conclusão da carta aberta apresenta de forma suscinta quais foram os pontos principais abordados na texto. Esse parágrafo final geralmente serve para destaque da importância da ação ou reflexão sobre o assunto.
-
Despedida: Após a conclusão do corpo do texto e de toda a argumentação, a carta apresenta um agradecimento do remetente ao destinatário ou ao público-alvo.
-
Identificação do remetente: Por fim, o texto apresenta as informações finais, como o nome completo do autor da carta, seja uma pessoa, organização ou entidade e título ou posição (se aplicável) da pessoa ou instituição. Essa identificação também é chamada de assinatura.
Esse tipo de carta é uma ferramenta para expressar opiniões, demandas, propostas ou denúncias, com o objetivo de influenciar a opinião pública, chamar a atenção para uma causa ou promover mudanças. Resumindo, uma carta aberta é um meio de comunicação público utilizado para transmitir mensagens importantes e impactantes sobre questões relevantes para a sociedade.