Celpe-Bras 2024/2: Exame de língua portuguesa para estrangeiros será em outubro

A prova é organizada pelo Inep

O edital do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2024/2 já foi publicado. As diretrizes, prazos e procedimentos já estão disponíveis para os interessados se prepararem para participar do exame, que verifica o nível de proficiência de estrangeiros em língua portuguesa como língua estrangeira. 

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o órgão responsável por organizar o exame de certificação. De acordo com o órgão, nesta 2ª edição de 2024, o Celpe-Bras acontecerá entre os dias 22 e 25 de outubro, no Brasil e também em diversos países do exterior. 

O Celpe-Bras verifica o nível de fluência de estrangeiros em língua portuguesa. Imagem: Gov.br
O Celpe-Bras é um exame promovido pelo Governo Federal para verificar o nível de fluência de estrangeiros em língua portuguesa. Imagem: Gov.br

Celpe-Bras 2024/2: Período de inscrição 

De acordo com o edital da 2ª edição de 2024, o período de inscrição para o Celpe-Bras começa no dia 5 de agosto. Os estrangeiros terão até o dia 16 de agosto para realizar o cadastro no exame. As inscrições serão recebidas exclusivamente por meio do Sistema Celpe-Bras.

A inscrição no exame é feita em 2 etapas. É necessário cumprir as duas etapas dentro do prazo estabelecido para que a inscrição não seja cancelada. A 1ª ETAPA consiste no preenchimento de formulário exclusivamente pela Internet, enquanto a 2ª ETAPA consiste no pagamento da taxa de inscrição. O valor da taxa de inscrição pode variar de acordo com o posto aplicador. O pagamento da taxa deve ser realizado entre os dias 5 a 21 de agosto. No edital, o valor sugerido pelo Inep é de R$ 259 nos postos aplicadores localizados no Brasil. No exterior, o valor sugerido é de US$ 120.

Quanto à inscrição, o Inep informa: “No momento da inscrição, o participante deve indicar o país e o posto em que pretende realizar as provas, informar número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição e indicar sua data de nascimento. Além disso, também é preciso fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos”.

Atendimento especializado e tratamento pelo nome social

Os participantes do Celpe-Bras têm direito à atendimento especializado e também à tratamento por nome social no dia do exame. No entanto, é necessário solicitar com antecedência. Segundo o edital, o pedido de atendimento especializado e tratamento por nome social deve ser realizado no mesmo período de inscrição, entre os dias 5 e 16 de agosto. 

O pedido deverá ser feito no momento da inscrição e os participantes deverão enviar documentos comprovando a necessidade de atendimento especializado ou tratamento por nome social, conforme indicado no edital.

“O Inep oferece atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção e transtorno do espectro autista. Também podem ser contemplados idosos, gestantes, lactantes e pessoas com outras condições específicas”, informou o instituto.

O Inep divulgará o resultado dos pedidos de atendimento no dia 22 de agosto, com possibilidade de interposição de recurso do dia 23 ao dia 29 de agosto. O resultado final será liberado no dia 30 seguinte. 

Como é o exame?

A avaliação do Celpe-Bras é composta por um exame oral e por um exame escrito. Os candidatos terão um período de três horas para completar a seção escrita do exame, que inclui quatro tarefas de redação abrangendo diferentes aspectos e habilidades da língua portuguesa.

A parte oral envolve uma interação direta e presencial entre o participante, o avaliador-interlocutor e o avaliador-observador, com duração de 20 minutos. A proficiência é avaliada com base no desempenho do candidato em ambas as partes do exame. O exame avalia as habilidades de compreensão oral, leitura, produção escrita e produção oral dos candidatos.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também ENEM 2024: Como criar um cronograma de estudos eficiente; saiba mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.