Celulares devem receber recurso que permite converter chip físico em eSIM em breve
O Android, sistema operacional amplamente conhecido e utilizado em todo o mundo, está prestes a introduzir uma nova funcionalidade que irá revolucionar a forma como usamos nossos telefones celulares. Esta nova funcionalidade é a conversão de chip, que permitirá aos usuários transformar seu SIM físico em um eSIM. Embora ainda não esteja disponível, a funcionalidade está sendo fortemente indicada na terceira versão beta do Android 14 QPR2.
O Que é o eSIM?
O eSIM, ou SIM eletrônico, é a versão digital do SIM físico. Ele oferece várias vantagens em relação ao chip tradicional, incluindo:
-
Facilidade de ativação e cancelamento;
-
Portabilidade facilitada entre operadoras;
-
Atualização remota, sem necessidade de trocar chips.
Além disso, o eSIM elimina a necessidade do slot para chips físicos, o que pode ser vantajoso para aparelhos que não possuem múltiplas entradas.
Como funciona a conversão de chip Android?
O novo recurso do Android deve funcionar de maneira semelhante ao que já está disponível no iPhone. Durante a troca de smartphone, o usuário terá a capacidade de converter seu chip antigo em eSIM de forma simples e rápida.
Nota: A funcionalidade de conversão ainda não pode ser ativada e nem usada, pois está disponível apenas no código do Android 14 APR2 Beta 3.
Quem receberá o recurso primeiro?
É provável que a funcionalidade chegue primeiro na linha Pixel do Android. Outros smartphones podem demorar mais para receber a novidade devido às fabricantes. Cada empresa levará algum tempo para adaptar o recurso e incorporá-lo em sua interface proprietária.
Fabricantes e Operadoras
Algumas fabricantes já possuem processos proprietários para lidar com a tecnologia eSIM. As operadoras também têm incentivado o uso do chip virtual por razões de segurança.
A segurança do eSIM
A Apple considera a abordagem do eSIM mais segura do que a do chip físico. Isso porque o eSIM não pode ser removido ou perdido como um chip físico.
Android e a segurança
O Android também está buscando essa abordagem mais segura com a introdução do recurso de conversão de chip.
A opinião dos usuários
Ainda não está claro como os usuários do Android receberão o novo recurso. Alguns podem preferir a segurança e a conveniência do eSIM, enquanto outros podem preferir a familiaridade do chip físico.
A Função no iPhone
Os usuários de iPhone já contam com a opção de conversão de chip há algum tempo. Esta ação pode ser realizada através das configurações do sistema operacional ao instalar um SIM físico no celular ou transferir um eSIM de outro modelo.
Quando a Função Estará Disponível?
Por enquanto, a função de conversão para eSIM ainda não está disponível nativamente no Android. A versão QPR2 Beta 3 do Android 14 apenas indica o desenvolvimento dessa função, mas ainda não há uma previsão de lançamento do recurso para o público.
O futuro do eSIM
Com a introdução deste recurso no Android, é provável que vejamos um aumento na adoção do eSIM. Isto pode levar a uma mudança na forma como os smartphones são usados e na forma como as operadoras de rede operam.
O recurso de conversão de chip do Android é uma notícia emocionante para os usuários de smartphones. Ele oferece uma maior segurança e conveniência, e pode mudar a forma como usamos nossos smartphones.
A chegada da funcionalidade de conversão de chip no Android certamente trará mais conveniência e segurança para os usuários. Ficaremos de olho nas atualizações futuras para trazer a você as últimas notícias sobre este e outros recursos do Android.