As 10 Classes de Palavras: definição e exemplos

As classes são divididas de acordo com a sua função gramatical

As classes de palavras, também conhecidas como classes gramaticais, consistem em uma maneira de categorizar as palavras existentes na língua, de acordo com o seu papel. Nesse sentido, as palavras são separadas em grupos de vocábulos que exercem a mesma função nos enunciados. Além de considerar a natureza das palavras, as classes gramaticais observam a função sintática dos vocábulos nos diferentes contextos de uso. 

Conhecer cada uma das classes gramaticais é fundamental para compreender a estrutura de frases, orações e períodos. Esse conhecimento também é indispensável na análise sintática, cobrada em provas de vestibulares e concursos públicos. Pensando nisso, apresentamos neste artigo um breve resumo sobre as classes de palavras. Confira a seguir!

Classes de Palavras.
São 10 as classes gramaticais. Imagem: Pinterest

Quais são as classes de palavras?

Os estudos gramaticais apontam que a Língua Portuguesa conta com 10 classes de palavras. São elas: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio.  As palavras agrupadas em uma determinada classes possuem características em comum. 

Substantivo 

Os substantivos são as palavras da língua portuguesa que nomeiam os elementos e seres em geral. Portanto, são os vocábulos que dão nome as coisas do mundo, como os nomes de pessoas, lugares, animais, objetos, sentimentos, como nos exemplos abaixo: Mariana, estádio, baleia, cadeira, computador, flor, felicidade, amor, etc.

Verbo 

Os verbos são as palavras que indicam ações, estados ou fenômenos da natureza. Em sua forma infinitiva, os verbo são terminados em -ar, -er, e -ir. Essas palavra tem forma variável, podendo mudar de acordo com número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Veja exemplos: Amar, correr, sorrir, ventar, nevar, chover, ser, estar.

Adjetivo 

Os adjetivos são aqueles vocábulos que são usados no enunciado para modificar o substantivo, qualificando-o ou caracterizando-o. Exemplos: bonita, alto, antipático, magro, estrangeiro.

Pronome

Os pronomes são palavras usadas para substituir ou acompanhar os substantivos, indicando as pessoas do discurso, como o falante (1ª pessoa), o ouvinte (2ª pessoa) e outras pessoas ou objetos mencionados (3ª pessoa). Essas palavras podem ser usadas para evitar a repetição de substantivos. Os pronomes ser pessoais, demonstrativos, possessivos, indefinido, interrogativos ou relativos. Exemplos: eu, ele, aquele, minha, qual, que.

Artigo

Os artigos são as palavras usadas para indicar a definição de um nome. Portanto, os artigos aparecem sempre antes  do substantivo para especificar. Os artigos variam em gênero e número: a, as, o, os, um, umas, uns.

Numeral 

A classe de palavras do numeral diz respeito aos vocábulos que indicam quantidade, posição em uma série, uma fração ou multiplicação. Geralmente as palavras dessa classe são invariáveis, mas pode haver variação de plural e singular e de gênero: segundo, vinte, um terço, dobro. 

Preposição

O papel da preposição nos enunciados é de ligar um termo regente a um termo regido, ou seja, a preposição liga os elementos de uma oração. Na  frase “Caiu para trás”, a preposição liga “caiu” e “trás”. Veja exemplos de preposição: a, em, de, sob, contra, até, para, após, contra.

Cojunção

Uma conjunção é uma classe de palavras que conecta palavras, frases ou orações em uma sentença. Nesse sentido, as conjuções funcionam como uma ligação entre elementos dentro de uma estrutura gramatical, que tem valor semântico. Nesse sentido, as conjuções podem indicar, por exemplo, adição, oposição, causa e consequência. São exemplos de conjunção: portanto, conforme, mas, porque, se, etc.

Interjeição 

As interjeições, por sua vez, indicam expressões de emoções como tristeza, espanto, alegria, medo. Palavras como “oh”, “ai”, “nossa!”,”puxa vida!”, “ufa!” são exemplosde interjeição.

Advérbio

Os advérios são a classe de palavras formada por vocábulos cujo papel é modificar o verbo, ou seja, o advérbio acompanha um verbo para indicar circunstância, intensidade, tempo, lugar, etc. Além de modificar o sentido de verbos, os advérbios também podem complementar o sentido deadjetivos e de outros advérbios. Veja exemplos: muito, rapidamente, alegremente, aqui, longe, perto, ontem.

Leia também: Divulgação dos selecionados na lista de espera do FIES 2024 será realizada até o dia 30 de abril; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.