Classificação dos Distúrbios do Sono
Classificação dos Distúrbios do Sono
Os distúrbios do sono consistem nas dificuldades relacionadas ao sono. Sempre que um indivíduo tem problemas para adormecer, manter o sono ou até mesmo permanecer acordado estes problemas estão relacionados aos distúrbios do sono.
E não são poucos os sintomas desses distúrbios, que vão desde pequenos problemas que desaparecem com o tempo até outros bem mais difíceis de serem resolvidos e que precisam de acompanhamento médico.
O descanso é um dos benefícios que traz bem estar na vida de uma pessoa, pois descansar adequadamente proporciona qualidade de vida. Quando uma pessoa não dorme de forma correta apresenta alterações no humor e falta de concentração no trabalho. Existem vários problemas com o sono que dificultam o dia a dia de qualquer indivíduo.
Esses problemas podem ser classificados de duas formas diferentes, que são:
Dissonia
Do ponto de vista geral, a dissonia é um distúrbio do sono classificado em dois tipos diferentes.
Por um lado, a insônia, que é a falta de sono, descrita anteriormente e uma das doenças mais conhecidas pela sociedade.
Por outro lado, existem casos de pessoas com excesso de sono, ou seja, o desejo de dormir durante muito tempo e ainda sim ter a sensação de que o sono não foi suficiente (hipersonia, narcolepsia).
Essencialmente, a dissonia mostra simplesmente como uma pessoa pode sofrer consequências em seu dia a dia por causa de problemas com seu descanso e sono.
Vale ressaltar que a dissonia é diferente de outros problemas, como por exemplo, os pesadelos, que não alteram o ritmo de sono e vigília, mas que são episódios pontuais durante o sono. Por outro lado, fala-se muito de dissonia quando esse desconforto se torna crônico com o tempo.
Parassonia
As Parassonias são distúrbios do sono caracterizados por movimentos anormais durante o sono, causando interrupções no padrão saudável de repouso e como consequência gerando sonolência, cansaço, menor desempenho cognitivo e físico durante o dia.
A causa das parassonias é desconhecida, mas um terço ou mais dos indivíduos com acatisia (condição psicomotora onde a pessoa sente uma grande dificuldade em permanecer parado, sentado ou imóvel) apresentam casos na família.
As parassonias mais comuns são “distúrbios do despertar”, que incluem despertares confusos, sonambulismo e terrores noturnos. Especialistas acreditam que os vários distúrbios do despertar são relacionados e compartilham as mesmas características. Essencialmente, esses ocorrem quando a pessoa está num estado misto, tanto de sono como de vigília, e frequentemente emerge do estágio mais profundo do sono que não há sonho. A pessoa está acordada o suficiente para agir com comportamentos complexos, mas ainda está dormindo e não tem o conhecimento ou capacidade de se lembrar dessas atividades.
As parassonias são muito comuns em crianças novas, e não necessariamente indicam significantes problemas psicológicos ou psiquiátricos. Tais desordens tendem a arruinar famílias, e podem ser ainda mais severas quando a criança está muito cansada, tendo uma febre ou está tomando certas medicações. Elas podem ocorrer durante períodos de estresse, e podem aumentar ou diminuir com “boas” e “más” semanas.