CNU: Concurso Nacional Unificado é aplicado hoje (18) em todo país

As provas serão aplicadas mais mais de 2,11 milhões de candidatos

Acontece neste doming, dia 18 de agosto, a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A aplicação do exame acontece em todas as unidades federativas e também no Distrito Federal. Com aplicação em dois turnos, as provas do CNU devem ser feitas por mais de 2 milhões de brasileiros que buscam uma vaga no funcionalismo público federal.

De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável por realizar o concurso, a aplicação das provas serguirá o horário de Brasília. Confira a seguir mais informações sobre os horários, provas e documentos necessários!

Provas do CNU: Horários

Como mencionado acima, as provs serão aplicadas hoje (18) no período da manhã e também à tarde. Os candidatos devem chegar com antecedência, pois não será permitido o acesso após o horário de fechamento dos portões. Aqueles que irão fazer a prova em estados com fuso horário distinto de Brasília devem seguir o horário oficial.

No período da manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horáriode Brasília) e serão fechados, impreterivelmente, às 8h30. Assim, pela manhã, a prova será iniciada às 9h e terão duração de duas horas. À tarde, os portões serão abertos às 13h e fechados às 14h. O início  das provas está marcado para 14h30 e os candidatos e terão três horas e trinta minutos para concluir o certame.

As provas do CNU serão aplicadas em todo o Brasil de forma concomitante. Imagem: GOV.BR/ Reprodução
As provas do CNU serão aplicadas em todo o Brasil de forma concomitante. Imagem: GOV.BR/ Reprodução

Orientações para as provas

Conforme indicado no edital do CNU, para acessar os locais de prova os candidatos deverão obrigatoriamente apresentar documento oficial de identificação com foto. De acordo com as orientações da rganização do concurso, não serão aceitas cópias de documentos, mesmo que autenticadas, nem fotografias destes, mesmo que estejam no armazenamento interno do celular do candidato.

O Manual do Candidato, disponível no site do CNU, orienta os candidatos a verificarem com antecedência os locais de prova no cartão de confirmação de inscrição, que além de presentar informações e dados do candidato, indica também o endereço e sala da prova, bem como os horários e dados de atendimento especializado e de tratamento por nome social, se for o caso. Não é obrigatório apresentar o cartão de confirmação, mas o MGI orienta o candidato levar uma versão impressa do documento no dia das provas.

É importante ressaltar que há  um tempo mínimo de permanência nos locais de prova em ambos os turnos é de duas horas. Caso o candidato se retire antes do cumprimento desse prazo, será eliminado.

Os candidatos podem levar água em garrafas transparentes e as embalagens de comida devem estar lacradas. É proibido o uso de quaisquer equipamentos eletrônicos durante as provas, como celulares, fones de ouvido, relógios, entre outros. O uso de itens de chapelaria e óculos escuros também está vetado.

Provas

Segundo o edital, as provas serão divididas da seguinte forma:

Manhã – 2h30 de prova:

  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
  • nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.

Vespertino – 3h30 de prova:

  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
  • nível médio: provas objetivas (40 questões).

Sobre o CNU

O concurso unificado disponibiliza um total de 6.640 oportunidades de emprego para 21 diferentes órgãos da administração pública federal. Além das vagas imediatas, haverá um banco de candidatos classificados, que contará com mais de 13 mil pessoas. Esses candidatos ficarão em uma lista de espera e poderão ser convocados futuramente para preencher novas vagas que surgirem, incluindo aquelas de caráter temporário.

Os salários iniciais para os cargos disponíveis variam bastante, com valores que vão desde R$ 3.741,84 até R$ 22.900,00 por mês, dependendo do cargo e das responsabilidades associadas a cada posição.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Estão abertas as inscrições para o Vestibular e para PSS 2025 da Universidade Federal de Roraima; saiba mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.