CNU: Terminam nesta sexta-feira (9) as inscrições para o ‘Enem dos Concursos’
O período de inscrição para o Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado como o ‘Enem dos Concursos’, chega ao fim na próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro, às 23h59. Desse modo, os interessados em concorrer a uma vaga no funcionalismo público federal devem se inscrever dentro dos próximos três dias.
Estão sendo ofertadas mais de 6 mil vagas em cargos públicos de diversos níveis. Podem participar da seleção desde pessoas que possuem o ensino médio até pessoas pós-graduadas. O edital indica ainda que os cargos estão divididos entre os seguintes blocos temáticos:
-
Administração pública
-
Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação
-
Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário
-
Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
-
Políticas sociais, justiça e saúde
-
Trabalho e Previdência
-
Dados, Tecnologia e Informação
-
Nível Intermediário
É no momento da inscrição que o candidato deve escolher um dos eixos para concorrer aos cargos ofertados. Veja a seguir como se inscrever no Enem dos Concursos.
CNU: Como se inscrever?
A inscrição para participar do Enem dos Concursos deve ser feita exclusivamente de forma virtual. Os candidatos interessados devem acessar o site do CNU e fazer login com as credenciais do cadastro GOV.BR, com o número de CPF e senha.
Após acessar o sistema, o candidato deverá escolher um bloco temático e, em seguida, escolher aos cargos que deseja concorrer. O CNU permite que o candidato concorra a diversos cargos. No entanto, apesar de haver oito blocos temáticos, só é possível realizar a inscrição em um deles. Por isso, é importante ter bastante atenção na inscrição, escolhendo o bloco que melhor atende ao seu perfil.
Ao clicar sobre cada um dos cargos, o candidato poderá consutar as informações referentes a cada um deles, como a formação exigida, por exemplo. O canidato poderá escolher apenas um ou até mesmo todos os cargos do bloco temático escolhido.
Após a escolha dos cargos, o candidato deverá informar se deseja concorrer aos cargos dentro do sistema de cotas, indicando, por exemplo, se é PcD ou negro. É também nesse momento que o candidato deve indicar se precisa de tratamento por nome social e deve escolher um estado para a aplicação da prova.
Após realizar a inscrição de forma virtual, o candidato deverá gerar o boleto para o pagamento da taxa de inscrição, exceto se tiver obtido a isenção. De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição varia de acordo com o bloco temático, podendo ser de R$ 60,00 a R$ 90,00.
O que é o CNU?
O CNU é um concurso de nível nacional que objetiva selecionar profissionais de diversas áreas para atuar em nível federal. Com modelo criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o CNU terá uma prova unificada, a ser aplicada em todo o país, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Os pesos das provas variam de acordo com o bloco temático e cargos pretendidos. De acordo com dados do governo federal, estão sendo ofertadas 6.640 vagas disponíveis em 21 órgãos federais. Desse modo, há vagas para diversas autarquias, institutos e ministérios, como o MEC, o Ministério da Cultura e o Ministério da Saúde. A pasta com a maior oferta de vagas é o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com 1.480 vagas.
De acordo com o cronograma do CNU, as provas serão aplicadas em 5 de maio, com a divulgação do resultado final em 30 de julho e a convocação dos novos servidores em agosto deste ano.
Cronograma do Enem dos Concursos
- 19/01 a 09/02 – Inscrições;
- 29/02 – Divulgação dos dados finais de inscrições;
- 05/05 – Provas;
- 03/06 – Resultado preliminar;
- 30/07 – Resultado final;
- 05/08 – Convocação para posse e cursos de formação.
Leia também ProUni 2024/1: Resultado da 1ª chamada está disponível; saiba mais.