CNU registra abstenção acima de 50%

Provas foram aplicadas neste domingo (18)

O Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) aplicou neste domingo, dia 18 de agosto, em dois turnos, as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). De acordo com os dados do MGI, mais de 2,14 milhões de brasileiros se inscreveram no certame. Dos inscritos, 1 milhão de pessoas compareceram às provas aplicadas hoje em dois turnos.

Considerando esses dados, o CNU alcançou mais de 50% de abstenção. Segundo a ministra Esther Dweck, chefe do MGI, o número de ausentes estava “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirmou a ministra. Os dados, no entanto, ainda são preliminares. O ministério deve publicar na segunda-feira (19) os dados concretos.

Durante coletiva de imprensa, a ministra destacou que o maior número de abstenções foi registrado entre os candidatos inscritos para o ensino médio.

“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. E o que destoou mesmo foi o nível intermediário”, afirmou a ministra.

Provas do  CNU

Como mencionado acima, as provas do CNU foram aplicadas hoje (18) em dois turnos, com início às 9h no período da manhã e às 14h30 no período da tarde, conforme o horário oficial de Brasília. A aplicação aconteceu em todos os estados e também no Distrito Federal.

No período da manhã, os candidatos tiveram duas horas e trinta minutos para responder as provas. Os candidatos de nível superior responderam as provas objetivas de conhecimentos gerais, compostas por 20 questões, e uma prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco. Já os candidatos de nível médio responderam a provas objetivas, com 20 questões, e uma prova de redação.

No período da tarde, os candidatos tiveram três horas e trinta minutos para responder as provas. À tarde, os candidatos de nível superior responderam provas objetivas de conhecimentos específicos, compotas por 50 questões, e os de nível médio responderam provas objetivas compostas por 40 questões.

As provas do CNU serão aplicadas em todo o Brasil de forma concomitante. Imagem: GOV.BR/ Reprodução
As provas do CNU aconteceram hoje (18) em todo o Brasil de forma concomitante. Imagem: GOV.BR/ Reprodução

Sobre o CNU

O concurso unificado disponibiliza um total de 6.640 oportunidades de emprego para 21 diferentes órgãos da administração pública federal. Além das vagas imediatas, haverá um banco de candidatos classificados, que contará com mais de 13 mil pessoas. Esses candidatos ficarão em uma lista de espera e poderão ser convocados futuramente para preencher novas vagas que surgirem, incluindo aquelas de caráter temporário.

Os salários iniciais para os cargos disponíveis variam bastante, com valores que vão desde R$ 3.741,84 até R$ 22.900,00 por mês, dependendo do cargo e das responsabilidades associadas a cada posição.

Resultados

De acordo com o edital, o caderno de questões foi disponibilizado ainda neste domingo, às 20h, na página oficial do CNU. Já a divulgação do gabarito oficial preliminar está prevista para acontecer na próxima terça-feira, dia 20 de agosto. Os candidatos poderão interpor recursos dentro dos prazos estabelecidos no cronograma. Os participantes devem ficar atentos aos demais procedimentos, como a participação do procedimento de heteroidentificação para aqueles que se declararam pretos e pardos.

A divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da prova discursiva está prevista para o dia 8 de outubro. O resultado final do certame está marcado para 20 de novembro. Já o início da convocação para posse e eventuais cursos de formação está previsto para o mês de janeiro de 2025.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Estão abertas as inscrições para o Vestibular e para PSS 2025 da Universidade Federal de Roraima; saiba mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.