Coesão e coerência: diferenças e importância na redação
Quando se trata de redação, coerência e coesão são tópicos fundamentais, dos quais é impossível fugir quando se deseja escrever bem.
Imagine todos os recursos e todo o conhecimento que você precisa empregar na construção de uma redação dissertativa. Conhecimento de língua portuguesa e repertório cultural suficientes para transmitir adequadamente uma ideia. Os termos coesão e coerência resumem todo este leque de informações que você precisa articular na construção da redação.
Os termos se assemelham, mas expressam aspectos distintos. Vamos entender o que significa coesão e coerência e a razão de serem aspectos fundamentais do texto.
COESÃO
Imagine que você está estudando para um concurso público que cobra, em seu processo seletivo, a elaboração de uma redação dissertativa. O tema cobrado na última prova foi “Os desafios da educação inclusiva no Brasil” e você fará este texto para treinar para o seu concurso.
As ideias expressadas em cada um dos parágrafos devem estar interligadas, certo? Um parágrafo leva ao outro, em uma construção de ideias que se somam que que dará ao leitor uma visão clara do tema e do que o autor quis expressar.
Esta ligação entre os parágrafos e entre as ideias é construída por meio diversos recursos da língua portuguesa. São eles as preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais.
Vamos, considerando o tema acima proposto, observar um exemplo. Leia o texto abaixo:
“O trabalho conjunto entre escola e família é fundamental para o sucesso da educação inclusiva. A falta de diálogo e de interesse dos familiares pode atrapalhar a evolução dos estudantes. Buscar o envolvimento da família é iniciativa que as escolas preocupadas e empenhadas adotam”.
Tenho certeza de que você compreendeu o conteúdo do texto. Repare, no entanto, que a forma como o trecho está escrito torna a leitura truncada, áspera, desagradável. Vamos ligar as partes deste texto, visando estabelecer conexão mais harmônica agradável.
“Entende-se que o trabalho conjunto entre escola e família é fundamental para o sucesso da educação inclusiva. Contudo, a falta de diálogo e de interesse dos familiares pode atrapalhar a evolução dos estudantes. Portanto, buscar o envolvimento da família é iniciativa que as escolas preocupadas e empenhadas adotam”.
Além de tornar o trecho mais agradável de se ler, os elementos de coesão textual permitem ao leitor entender qual o tom daquele trecho. Ao ler a conjunção adversativa”contudo”, o leitor já tem conhecimento de que o restante da frase se contraporá à ideia que foi anteriormente esboçada. Ao ler a conclusiva “portanto”, o leitor sabe que a sequência é uma conclusão. Tais elementos de coesão, portanto, costuram o texto e direcionam o leitor.
COERÊNCIA
Já o vocábulo coerência se refere ao sentido do texto. Toda a estruturação de uma redação deve apontar para um mesmo lugar, ou seja, para o tema do texto e para os aspectos desse tema que o autor optou por abordar.
O candidato não pode, por exemplo, fugir do tem proposto, atitude que acarreta a anulação de seu trabalho. Assim, ao restringir-se ao tema, o autor estar respeitando a coerência temática.
Ao redigir, é preciso escolher palavra que tenham o sentido do que o candidato quer esboçar e que construam sentido com as demais palavras do texto. Fazendo isso, respeita-se a coerência semântica.
Se o candidato escreve a norma culta da língua portuguesa na redação de um concurso público ou prova de vestibular, está se atentando à coerência estilística.E se a prova pede um texto dissertativo e o candidato o faz, ao invés de escrever um poema ou um texto narrativo, está praticando a coerência genérica, ou seja, está respeitando o gênero textual exigido.
Por fim, ao redigir de acordo com a estruturação exigida pela língua portuguesa, se está escrevendo de acordo com a coerência sintática.
PRINCÍPIOS DA COERÊNCIA
Um texto coerente respeita três princípios: não contradição, não tautologia e relevância.
Não contradição significa que o texto não pode apresentar informações que estejam em desacordo. Considerando ainda o tema “Os desafios da educação inclusiva no Brasil”, não é possível que um texto coerente diga que escola e família são fundamentais para a evolução dos alunos e posteriormente afirme que a ausência da família não prejudica o bom desempenho dos discentes. Isto seria, justamente, uma contradição.
Não tautologia refere-se ao fato de que o texto não deve apresentar não conter repetições desnecessárias e trechos redundantes, ou seja, aquilo que foi dito uma vez não precisa ser novamente mencionado.
Relevância, por fim, diz respeito à regra de que as partes do texto devem estar relacionadas ao tema proposta.
Compreender o conceito de coesão e coerência é muito importante. Mais importante, contudo, é ter o domínio da construção textual para redigir, na prática, um texto coeso e coerente. Siga praticando e não perca nenhuma de nossas dicas!