10 coisas sobre a língua portuguesa que ainda chocam brasileiros
Se prepare para acabar maravilhado com as nuances e os segredos do português que você nunca imaginou!
A língua portuguesa, com suas raízes profundas e sua ampla disseminação global, é uma das mais fascinantes do mundo. Originada na Europa, onde é a língua oficial de Portugal, o português também é amplamente falado e influente em várias outras regiões, incluindo Brasil, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e mais. Com mais de 260 milhões de falantes, é a sexta língua mais falada do mundo.
Leia também: Clichês na redação: quando evitar e quando usar?
Uma das características mais interessantes da língua portuguesa é sua diversidade regional. Embora compartilhem a mesma língua, os diferentes países lusófonos desenvolveram variações distintas em vocabulário, pronúncia e até mesmo gramática. Por exemplo, o português falado no Brasil difere significativamente do português falado em Portugal, com diferenças que vão desde o uso de palavras específicas até mesmo à estrutura das frases.
Coisas chocantes sobre a língua portuguesa
1. Quantos anos tem a língua portuguesa?
O primeiro documento produzido em português foi o “Testamento de Dom Afonso II”, escrito em 1214. Contudo, há registros de outros textos do tempo do Trovadorismo já em 1189. Nesse sentido é possível dizer que a Língua Portuguesa tem mais de 800 anos.
2. Quantas palavras compõe a nossa língua?
De acordo com o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, hoje em dia, há um pouco mais de 382 mil palavras por aí.
3. Qual a maior palavra da língua portuguesa?
A maior palavra é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, com 46 letras. É um adjetivo relacionado com a doença que ataca os pulmões, causada pela inalação de cinzas vulcânicas, provenientes de vulcões.
4. Quais são as letras menos usadas?
As letras menos utilizadas na Língua Portuguesa são “y”, “w” e “k”.
5. Quando se tornou oficialmente uma língua?
Ela passou a existir oficialmente a partir de 1290, quando Don Dinis a institui como idioma oficial da corte.
6. Quantos anos tem a língua portuguesa?
O primeiro documento produzido em português foi o “Testamento de Dom Afonso II”, escrito em 1214. Contudo, há registros de outros textos do tempo do Trovadorismo já em 1189. Nesse sentido é possível dizer que ela tem mais de 800 anos.
7. Quais são as letras mais usadas?
A letra mais utilizada em nosso idioma é o “a”. A segunda mais usada é o “e” e a terceira é o “o”.
8. Em que dia se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa?
A data de 5 de maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
9. Quais são as consoantes mais utilizadas?
A consoante mais utilizada na é o “s”. A segunda mais usada é o “r” e a terceira é o “n”.
10. Quantos países falam português atualmente?
De acordo com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o português é falado atualmente em pelo menos 9 países:
- Brasil;
- Portugal;
- Angola;
- Moçambique;
- Cabo Verde;
- Guiné Equatorial;
- Guiné-Bissau;
- Timor-Leste;
- São Tomé e Príncipe.
O idioma também é falado em outros territórios, como: Macau, na China; Damão e Diu, no território da União da Índia; Goa, na Índia; Malaca, na Malásia; Ilha das Flores, na Indonésia e em outros lugares.
Bônus
Muita gente fala que Macau, na China, é possível encontrar falantes de português, mas vídeos de turistas já mostraram várias vezes que essa “história para boi dormir” é mais para chamar atenção dos viajantes, pois, apesar de haver muitas placas e direcionamentos em português nos lugares, os comerciantes locais, por exemplo, que lidam diretamente com o turismo e deveriam dominar outras línguas não falam nem entendem os falantes de português. Desanimador, hein? Então não viaje com tantas expectativas! Em alguns países africanos, por outro lado, você poderá encontrar pessoas falantes de português com muita facilidade.
Muito bom os comentários sobre os vários que falam
o português. muito interessante mesmo ! As diferenças referem-se a cultura de cada país, acredito.