Como abrir uma casa de chás destacada?
Um dos mercados que mais cresce no nicho de bebidas é o chá "gourmet". Como ter sucesso nesse nicho? Veja aqui
O Brasil é o país do café. Ou pelo menos era. Isso porque, nos últimos 20 anos, temos visto um boom de negócios em alimentação, para além do café. E um desses, que mais cresce, é o de chás.
Muita gente pensa que chás se limitam aos típicos branco, preto e verde, além do mate, mas esse mercado é enorme, e os tipos de chás vindos da China, Reino Unido ou Índia, por exemplo, superam (em muito) só os citados.
(E vale dizer, mate não é chá! Isso se você considerar que “chá” é apenas a bebida feita com a folha de Camellia sinensis – e as variações existentes são muito variadas!)
Os chás também têm vantagem sobre o café, que é seu baixo índice de gordura. Assim, as pessoas podem beber várias xicaras de chá, sem ter dores no estômago. Algo que o café não possibilita.
Dessa forma, como investir nesse nicho de mercado? Veja nossas dicas.
1. Estude o chá e suas formas de preparação
Existem diversos tipos de chás e diversas formas de preparar ele, e aqui não estamos falando de plantas em água quente, e sim, variações da Camellia sinensis que passam por processos de colheita, secagem e oxidação diversos.
Tudo isso produção chá diferenciados. Dos conhecidos no Brasil, temos o preto, branco, verde e menos populares(porém, ganhando espaço) o Oolong e o chá vermelho. Contudo, em países como China e Japão, existem muitas outras variações.
Conhecer essas variações e as formas de servir elas é essencial, para que seu estabelecimento seja reconhecido, e seu produto tenha um grande nível de excelência.
É preciso dizer que há várias maneiras de fazer um chá (das mais conhecidas temos infusão, decocção, mas tem também técnicas japonesas e chinesas), e algumas são mais adequadas a um tipo de folha, do que outras.
2. Invista em informação
Além de ser um local de serve chás, seu negócio pode se estabelecer como um centro cultural e educativo, isso é, um local com workshops, palestras e degustações.
Isso não apenas atraí pessoas que gostam de chá. Também, atraí pessoas novas, que não conhecem esse nicho, e tem interesse em aprender mais. Um evento demonstra que seu serviço é especializado e preocupado com a qualidade e acuidade do que é vendido.
Dessa maneira, você não apenas fortalece o nome de sua empresa em um nicho de mercado. Com workshops, eventos e similares, você faz o nome de sua empresa se tornar uma referência, quando alguém for pesquisar sobre seu produto.
3. Não se limite às bebidas
Quem vai em um restaurante especializado em bebidas (vinheria, cafeteria, casa de chás), não busca apenas a bebida, embora ela seja parte essencial do negócio. É preciso ter uma boa oferta de alimentos.
Assim, contrate um chef de cozinha, para ele criar um menu exclusivo. Se você quer focar nos chás, não precisa ter grandes refeições, pequenos pratos rápidos que ornem com os chás servidos já são o suficiente nesse caso.