Como administrar um motel?

Como administrar um motel, e o que ele diferencia de um hotel?

Das diferentes áreas no setor serviços de hospedagem, um dos mais rentáveis pode ser o de motéis. Visto com algum tabu, por alguns setores da sociedade, o fato é que essa modalidade de hospedagem é muito utilizada.

Vale dizer que, diferente do que o senso comum sugere, o motel é uma estadia de curta duração pensada para viajantes de percursos longos, tais como caixeiros e representantes comerciais.

Seu nome, inclusive, vem dessa ideia: “motor hotel” isso é, hotel para motoristas, pois os quartos ficavam em frente à vaga de estacionamento. Sua origem remonta aos princípios do automobilismo, nos anos de 1920, nos Estados Unidos, ganhando popularidade nas décadas seguintes.

Foi nos anos 70, que o uso desse estabelecimento foi sendo direcionado ao uso por casais, principalmente com as mudanças na sociedade, como a flexibilização das relações sexuais antes do casamento.

Hoje o motel é um negócio que ainda gera bastante lucro, pois esse tipo de hospedagem é utilizada por pessoas de todas as classes econômicas.

Contudo, sua administração é diferente da de um hotel, em alguns aspectos. Você sabe quais são elas? Veja no artigo.

 

1.     Definindo o público-alvo

No Brasil, culturalmente, motéis são hospedagens para casais, por períodos de horas. Assim, o recorte de público-alvo dessa hospedagem é de nível econômico. Abrir um motel, sem proibir a entrada de menores de idade, é um contrassenso, no país.

Ou seja, seu motel deve focar em uma classe econômica, em um perfil de cliente, mas sempre pensando que esse cliente será formado por um casal.

Isso servirá para você definir o tipo de suíte, o tipo de serviço complementar e os valores. Motéis podem oferecer refeições, serviço de quarto, suítes com ambientes ou decoração específica, dentre outros. Tudo depende do tipo de casal que você pretende atender.

 

2.     Organizando a dinâmica interna

Motéis, por serem hospedagens de alta rotatividade, precisam de um serviço de faxina e manutenção de prontidão. Haverá casais que ficarão uma hora, haverá casais que ficarão um dia.

Porém, após o uso da suíte, ela não pode demorar a estar pronta para ser realocada de novo. Assim, a dinâmica do estabelecimento precisa priorizar a rapidez.

Além disso, o almoxarifado e a lavanderia do local precisam ter um contingente (bem) maior do que de quartos, considerando situações extraordinárias (como falta de energia ou lavadoras e secadoras quebradas).

 

3.     Tenha um diferencial

Há motéis dos mais diferentes perfis, em cidades grandes, mas como o uso desse estabelecimento é bastante específico, podemos prever que o setor sempre tem possibilidade de crescimento.

Isso porque, em se tratando de atender casais, o local pode ter uma configuração diferenciada, principalmente, no que se refere à decoração.

Motéis podem organizar sua estrutura não apenas no layout básico, de cama e chuveiro, mas também focados em cenários específicos, a fim de que o casal vivenciar suas fantasias, sem se preocupar com a opinião alheia.

Um serviço dessa natureza é, principalmente, um serviço de atendimento a uma demanda específica. O lucro vira assim.

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