Como ajudar financeiramente imigrantes e refugiados

 

A imigração é uma condição que acontece desde os primeiros registros humanos. Basta nos lembramos das imigrações descritas na Bíblia (sejam elas reais ou não): dos judeus fugindo do Egito, e de Jesus e seus pais fugindo de Herodes.

Porém, nos últimos 80 anos, mais ou menos, à imigração somou-se o problema das crises financeiras. Isso porque, antes, imigrantes se integravam à sociedade (ou antes, aos bairros de suas nações) com trabalhos que os cidadãos “natos”, não queriam fazer.

Acender lampiões, varrer ruas, e principalmente, trabalhar em lavouras e fábricas eram algumas das ocupações deles.

Depois da II Guerra, com a crescente mecanização das lavouras e das funções mais básicas de fábricas, e com a explosão de nascidos (o “baby boom”) muitos foram ficando sem emprego. E isso gerou crises econômicas que reverberam até hoje.

Assim, imigrantes encontram na nova nação uma condição tão precária e problemática, quanto era em seus países. Muitos até tentam empreender, mas a xenofobia de alguns nativos atrapalha o sucesso.

Entretanto, com algumas atitudes simples, podemos auxiliar essas pessoas a recomeçarem sua vida – sem que isso signifique, claro, deixar de fazer a economia feita por cidadãos “natos” regredir.

 

1.    Ajude na divulgação dos negócios de um imigrante

Padarias, confeitarias, confecções e outros tipos de pequenos e micro negócios precisam de divulgação para existir. Uma forma de ajudar eles é divulgando-os pela internet afora.

Isso também vale para negócios de imigrantes. Ir a esses locais (para consumir, claro), tirar fotos, marcar nas redes sociais… Tudo isso ajuda esses microempreendedores, que estão apenas buscando uma forma de refazer a vida.

Não devemos pensar que eles estão “tomando o lugar de padarias tradicionais” ou qualquer coisa dessa natureza. Isso é uma fantasia maldosa. Empreendimentos de imigrantes, na verdade, somam ao leque de possibilidades de consumo.

 

2.  Firme parcerias comerciais

Se você tem um negócio, parcerias comerciais podem ser uma oportunidade simbiótica de alavancar a divulgar tanto o seu negócio, quanto o de uma pessoa imigrante. Por “parceria simbiótica”, entenda que a ideia aqui é um acordo comercial que vá ajudar a ambas as partes.

Pode ser algo simples: você tem um café e o empreendedor imigrante tem um restaurante. O cliente almoça no restaurante dele e toma café no seu, com desconto em ambos os casos. Você não apenas amplia sua gama de fregueses, com ajuda a formar a dele.

Somar forças é sempre mais vantajoso, do que entrar em uma disputa. Talvez seus lucros diminuam um pouco no primeiro momento, mas uma parceria desse tipo tende, sempre, a ampliar a clientela de ambos os negócios envolvidos.

 

3.    Convide os empreendedores imigrantes para eventos

Abrir espaço para imigrantes empreendedores, em eventos, é uma forma muito eficiente de ajuda-los, pois os ajuda a aumentar seu público-consumidor.

Festas do bairro, de uma comunidade religiosa, ou de uma empresa, são uma forma de se obter (algum lucro) e divulgação. Além disso, o evento ganha destaque, por dar espaço para novos tipos de empreendimentos e serviços.

 

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