Como as bebidas destiladas são feitas?

Você sabe como são feitas as bebidas alcóolicas? Veja aqui

 

Um dos processos químicos mais importantes que temos, desde os mais remotos tempos é a produção de álcool. E aqui não estamos advogando pelo consumo de bebidas, mas simplesmente apontando para um fato de grande importância.

A produção de álcool possibilitou a criação de remédios, combustíveis, produtos químicos (tintas, produtos de limpeza) – e também bebidas.

Vale dizermos que a produção de álcool – e bebidas – sustentou e sustenta economias globais no mundo todo há pelo menos 400 anos, influenciando até nas produções agrícolas das Américas.

Mas afinal, como fazem bebidas destiladas? Veja em nosso artigo.

 

1.     As Matérias-primas

Bebidas destiladas, as populares “aguardentes” podem ser feita a partir de frutas e legumes, como cana-de-açúcar, uvas, cereais, ervas aromáticas, dentre outros.

O importante é sabermos isso: bebidas alcoólicas e álcool são feitos de vegetais. Porém, alguns como cana, batata, milho ou arroz são mais populares para produzir bebidas e etanol (o álcool mais comum na indústria) devido a facilidade com que eles são produzidos.

 

2.     Extração do caldo

Para se obter álcool, o vegetal precisa ser seus líquidos extraídos, e isso pode ser feito das mais variadas maneiras.

O vegetal pode ser prensado, ele pode passar por um processo de envelhecimento controlado em uma mistura com água, pode ser fervido, dentre outros.

Vale dizermos que trata-se de um processo industrial.

 

3.     Filtragem do Caldo

Após a extração da parte liquida do vegetal, ele passa por um processo de filtragem, a fim de serem retirados pedaços da planta, impurezas, eventuais inseto e grãos de terra.

Essa filtragem pode ser feita com panelas, peneiras, filtros de tecido, entre outros. Cada país e indústria têm suas técnicas. O caldo pode ser decantado e fervido, também.

 

4.     Fermentação

O primeiro processo que o liquido sofre é o da fermentação. Ele ocorre em um tanque de temperatura, pressão e luminosidade controladas por maquinário.

Na fermentação, costumam-se adicionar microrganismos que se alimentam dos açucares do liquido. O mais comum são leveduras (e a espécie mais empregada pela indústria é a Saccharomyces cerevisiae).

As leveduras transformarão a glicose do caldo em gás carbônico e etanol e vão compor o mosto.

 

5.     Destilação

O processo chamado de destilação consiste em pegar esse mosto, que tem pouco álcool, açucares não fermentados e leveduras e transferir ele para tubos alambiques.

Nos alambiques acontecerá um aquecimento do mosto, para separar os componentes dele (água, etanol, gases) através de processos como evaporação e condensação.

O álcool do mosto vai evaporar primeiro, e passará a outro alambique, por meio de uma mangueira resfriada, onde se transforma novamente em líquido, mas esse tem uma graduação alcoólica muito alta. O processo pode ser feito mais vezes, para purificação do líquido.

 

6.     Refinamento de bebidas

A primeira parte da destilação, bem como a última parte, costuma ser utilizadas para a produção de etanol.

A segunda parte é a que será consumida, e pode ser envasada em barris de madeira, diluída com água, misturada a frutas ou erva aromáticas e por fim, engarrafada.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.