Como as cores influenciam a interpretação de uma propaganda?

 

As cores são, em si, uma linguagem essencial para a comunicação humana. Os seres humanos utilizam cores diferentes, para expressar reações e mensagens diferentes.

E, vale lembrar, aprendemos isso com a natureza. Alguns seres vivos têm cores específicas, para fins específicos. Exemplo, das rãs vermelhas, altamente venenosas.

E o que essas cores comunicam no mundo humano? Como usar a cor mais adequada, para seu produto ou segmento? Para tanto, é preciso interpretar os significados de cada matiz.

 

As cores falam

Um dos primeiros estudos sobre ótica é o de Goethe (1749-1832), escritor alemão que se dedicou às ciências, também. Porém, o autor se pautava muito em uma visão esotérica.

Jung (1875-1961), por sua vez, fez estudos sobre as cores no inconsciente humano, e definiu as bases da Arteterapia.

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Esses estudos foram utilizados para formular teorias sobre as cores como recurso na publicidade. Um dos mais dos mais conhecidos estudos é o livro Psicodinâmica das Cores em Comunicação de Farina, Perez e Bastos.

Logo, até mesmo os flyers e anúncios de uma campanha precisam ter suas cores pensadas com cuidado e atenção.

Mas afinal: o que as cores falam?

1.     Vermelho, laranja e amarelo

Associado ao sangue, o vermelho é representa emoções mais intensas . Logo, a cor vermelha associa a publicidade a uma urgência. É uma cor para seduzir.

O laranja, por sua vez, traz a ideia de ânimo, mas sem intensidade emocional. O laranja é mais adequada em campanhas que não buscam tanto um convencimento.

O amarelo traz uma ideia mais de vida estável e paz, ainda que seja uma vida intensa, que chama a atenção.

 

2.     Roxo e rosa

O rosa mais forte, é uma cor básica, enquanto que o roxo e o lilás já são cores misturadas (magenta e azul).

Mesmo assim, são cores que trazem a ideia de transformação. Logo, campanhas com tons rosados transmitem a ideia de um começo. Trazem alegria. Tons mais arroxeados trazem seriedade, tristeza.

 

3.     Azul

O azul é uma cor fria. Ou seja, ele não remete tanto a ideia de intensidade e movimento, e sim, a ideia de organização, ordem, como no céu.

Logo, é uma cor usada para campanhas que querem trazer mensagens de alerta, que querem apelar para o lado racional.

Além disso, o azul intenso passou a ser associado à alta tecnologia.

 

4.     Verde

Tons verdes e esverdeados trazem a ideia de vida, de renovação, por serem as cores de plantas.

Logo, traz para as campanhas a ideia de juventude, frescor. Querem apelar para sensações de bem-estar.

 

5.     Marrom

O marrom, por ser a cor da terra, traz a ideia de algo direto, mais simples. Não costuma ser usada em publicidades, a não ser que seja em produtos com essa cor.

 

6.     Branco e preto

Enquanto o branco é a junção de todas as cores (logo, nenhuma emoção ressaltada, ou seja, a paz), o preto é a ausência de luz (logo, a falta de emoções, o mistério, a instrospecção).

 

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