Como as mídias digitais potencializam o mercado editorial?

 

Uma das maiores dificuldades (e oportunidades) do mundo editorial contemporâneo está nas mídias digitais. É uma dificuldade, porque elas podem ser um empecilho, na formação de novos leitores. Mas pode ser uma oportunidade… para a formação de novos leitores.

Como assim? Basta dizermos que mídias digitais e seus recursos (influencers, reels, trends) podem tanto estimular o público desses canais, na busca por livros, quanto podem desestimular.

Um rede social pode gerar engajamento para um livro, ou promover seu esquecimento. Basta saber usar essa mídia e os recursos que ela possibilita.

Quais são esses? Como fazer esse uso? Para saber mais, leia nosso artigo.

 

1.     Use as redes sociais para divulgar os livros

A primeira coisa que uma rede social favorece, na divulgação de um livro, é na própria veiculação dele. isso, entretanto, já aconteceria em um jornal impresso ou canal de televisão.

A grande diferença, nesse caso, é que uma mídia digital é multimídia. Ou seja, possibilita um trabalho com vídeos e textos, além de possibilitar o uso de hyperlinks.

Um desses hyperlinks mais conhecidos, hoje em dia, é “hashtag”, simbolizado pela cerquilha – ou “jogo-da-velha”: (#). Isso porque, hyperlinks e hashtags possibilitam a veiculação do texto à outros textos, páginas ou palavras-chave.

Todos esses recursos compõem a escrita “básica”, por assim dizer, da redação publicitária de mídias sociais. Então, chegamos no tópico de conteúdos.

 

2.     Use resenhas – e contrate resenhistas

Nas mídias digitais há diversos profissionais de comunicação que se especializaram em fazer resenhas. E aqui, não estamos falando do texto “resenha de produto”, mas sim no texto ou vídeo produzido por um influenciador.

No caso de livros, resenhas são essenciais. É preciso seduzir os leitores potenciais, e as resenhas vêm nesse sentido.

Assim, o uso delas é fundamental na hora de divulgar livros. É preciso que haja pessoas falando sobre ele. Mesmo que sejam resenhistas pagos. Aliás, não podemos cair na ilusão de que as resenhas são todas motivadas pela “paixão” do resenhista.

Claro que podemos indagar se o resenhista apenas elogia por estar sendo pago, ou se ele é realmente sincero – apontando eventuais problemas defeitos do livro. Porém, essa discussão não cabe aqui.

Além disso, é preciso que o livro seja divulgado como um ícone atraente ao público.

 

3.     Contrate produtores de conteúdo

Um produtor de conteúdo não é apenas alguém que faz resenhas. É, antes, alguém que faz conteúdos, com algum produto ou ideia específica.

Há produtores de conteúdo que se dedicam a fazer vídeos de humor, num tópico, por exemplo. Isso pode ser usado para divulgar o livro.

Serão vídeos que vão abordar o conteúdo da obra, das mais diversas maneiras.

Livros com enredo podem ter um “trailer”: uma micrometragem de poucos minutos, com atores interpretando o enredo. Já livros de reportagens ou assuntos técnicos podem ser divulgados em podcasts e lives, com a participação de especialistas, por exemplo.

Além disso, há postagens temáticas, ou de datas específicas, nas quais o livro pode ser referenciado pelo autor dessa.

 

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