Como baratear custos de uma reforma?

 

Uma das maiores preocupações e dificuldades de quem vai fazer uma reforma é na questão dos custos. Logo, arquitetos precisam trazer tais considerações, quando vão criar projetos.

Entretanto, é possível que a parte de custos não seja tão pesada na hora de se reformar um imóvel. Os caminhos para isso passam pelas mais diversas formas, e técnicas.

Da compra de materiais, a reciclagem, passando por estilos de decoração, há diversas maneiras de se diminuir os custos de uma reforma, sem diminuir a excelência do serviço final.

Você sabe quais são essas maneiras? Veja no nosso artigo.

 

1.     Pesquisa materiais no atacado

Um dos problemas que aumentam o custo de uma reforma é a compra de materiais no varejo. Claro que, se a reforma for pequena, não vale o custo.

Porém, se as obras forem em diversos cômodos, ou se envolverem partes estruturais, como canos e elétrica, vale a pena cotar por atacado.

Além disso, é preciso lembrar-se dos imprevistos. Cotando uma quantia por atacado, você economiza, no caso de uma situação extraordinária.

O que sobrar pode ser revendido, ou guardado a guisa de materiais para reparos de emergência.

 

2.     Pense em decorações criativas

A parte de decoração pode encarecer uma reforma consideravelmente, por estarem à revelia de tendências do mercado de decoração.

Se você não fizer distinção na parte estética, é possível inovar, usando poucos materiais e bastante criatividade. É possível criar texturas apenas com espátulas, ou decorar paredes com cacos de azulejo, por exemplo.

Além disso, matérias como cimento queimado, e estilos como “industrial” permitem que a obra seja acabada, sem detalhes decorativos complexos.

 

3.     Contrate profissionais qualificados

Uma obra sem profissionais qualificados pode se tornar demorada e custosa. E isso não incluí apenas arquitetos e engenheiros. Procure por pedreiros, encanadores e eletricistas que tenham qualificações comprovadas e recomendações.

Além disso, peça para os profissionais detalharem as etapas da obra, para que você (arquiteto, engenheiro ou contratante) saiba como deve acontecer cada momento dela, assim, evitando desperdício de tempo e de força de trabalho.

Esses profissionais qualificados saberão executar a obra com dinamismo, profissionalismo e segurança.

 

4.     Evite alterações na estrutura

Demolir uma parede ou abrir uma nova janela pode trazer enormes custos, devido a necessidade de análises estruturais, analises das plantas originárias e obtenção de alvarás.

Prefira fazer reformas, mudando pisos os moveis, ou sistemas de iluminação, por exemplo. É possível ter ótimos resultados, apenas trocando peças do mobiliário, ou acrescentando novos pontos de luz.

Se a reforma for visando diminuir focos de mofo ou pontos escuros, dá pra se obter bons resultados com tintas especiais e uso de espelhos, sem a necessidade de se quebrar uma parede.

 

5.     Use materiais renováveis

Papeis de parede, trilhos de iluminação e tintas exclusivas dão nova aparência a um quarto, e são renováveis (na maioria das vezes) saem o custo de mão de obra especializada.

Esses materiais também podem servir para fazer acabamentos, no caso de obras que tenham envolvido troca de canos ou cabos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.