Como cativar seu público com um storytelling?

 

Um dos recursos de publicidade de maior eficácia é o storytelling. Em uma tradução livre, significa “contar histórias”.

Basicamente significa que você vai narrar uma história: a história do criador do produto, ou do produto, ou de alguém que utilizou ele e teve sua vida modificada, de maneira proveitosa, depois disso.

Para tanto, há algumas estruturas que devem ser respeitadas e seguidas e alguns elementos variados, que podem ser inseridos, a fim de reforçar um ponto ou valor.

Uma dessas técnicas de storytelling é a “Jornada do Herói”, que é o nome que o escritor e pesquisador de estudos culturais Joseph Campbell (1904-1987) deu à estrutura narrativa comum aos vários mitos e lendas, em culturas em todo o mundo.

Essa estrutura serve a publicidade e ao storytelling, mas não basta usarmos ela, parar criarmos uma boa “narrativa” na propaganda.

Logo, como podemos fazer um storytelling realmente cativante? Veja nossas dicas.

 

1.     Saiba quem é seu público-alvo

A dica mais comum, quando vamos falar de qualquer tema relacionado à publicidade, é em relação ao público-alvo. Isso porque, sem saber para quem você quer falar, sua mensagem pode soar vaga, e assim, não comunicar adequadamente.

Além disso, a definição do público alvo ajuda você a identificar palavra, valores e conceitos que são próprios daquela fatia de consumidores, para a qual você pretende fazer seu comércio.

Por exemplo, se você quer vender roupas para jovens, usar uma linguagem mais formal afasta seus potenciais consumidores.

 

2.     Use da emoção

Usar a emoção é uma estratégia que exige cuidado. Você não pode ser soar exagerado demais, nem superficial. O limite desses pontos é definido pela identificação do público.

Imagine que seu produto seja xaropes infantis, tendo como consumidor ideal, mães: seu texto publicitário precisa trazer as emoções corretas. Não é para criar uma campanha melosa cheia de sofrimento, mas também não precisa ser frio e calculista.

Crie vínculos com as pessoas, a partir do que elas pensam sobre o produto, e a necessidade que têm, ao adquirir ele, demonstrando que a escolha de sua marca é a decisão mais sensata ou adequada que aquela pessoa poderia ter, diante dos problemas que ela venha a enfrentar.

 

3.     Não crie histórias absurdas – a não ser que a ideia seja essa

O marketing do absurdo é uma estratégia peculiar (e arriscada). Então, se você não quer fazer uso dessa estratégia, prefira uma história tradicional, mas eficaz.

Para isso, use situações do cotidiano, mesmo que elas não sejam originais, à primeira vista.

Por exemplo, você quer vender peças para carro: ao invés de fazer um longo enredo, conte a historia de um motorista que teve problemas com a peça do concorrente, justo numa viagem de família.

É óbvia, mas é eficiente.

 

4.     Crie slogans e frases de efeito

Por meio de slogans e frases de efeito, você consegue atingir o público de forma mais eficiente, porque elas são fáceis de serem decoradas. Logo, seu produto será divulgado de forma espontânea e massiva.

 

 

 

 

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