Como começou o turismo?
Viajar para conhecer lugares e se divertir... Ah, o turismo... Como ele começou? Veja Aqui!
Uma das áreas mais importantes da Economia de alguns países, e também uma das ações humanas mais importantes para obter conhecimento e vivência de mundo é o turismo.
Claro que alguém pode argumentar que existe uma diferença entre turismo e viagem, dizendo que, enquanto o primeiro é uma simples viagem de entretenimento, o segundo é uma viagem para conhecer outro local, como as pessoas de lá vivem etc.
Isso não é importante aqui. Estamos nos referindo ao ato de viajar para outra região, sem necessariamente ser uma viagem de trabalho.
Como ele começou? Quem foram as pessoas que desenvolveram a ideia do turismo enquanto uma viagem de descanso? Veja em nosso artigo.
1. Ir e voltar
O turismo, da forma como entendemos hoje, é um fenômeno relativamente recente. Data de cerca de 200 anos, com a revolução industrial, quando trabalhadores especializados podiam ser ao luxo de viajar para outra cidade, para descansarem, mesmo sem terem família por lá.
Isso porque, o termo traz essa ideia. Linguistas apontam que a palavra tem ligações com o verbo latino “Tornare” isso é “dar a volta”.
A ideia de viajar para ter uma formação não é nova. Na verdade, há mais de 5000 anos, pessoas viajavam, na Europa, pelos mais diversos motivos. Na Grécia, para visitarem templos, ou verem jogos olímpicos. Em Roma, para frequentarem termas medicinais, e teatros.
Depois, na Idade Média (entre os séculos 10 à 15), as peregrinações religiosas se tornaram populares, tanto cristãos, quanto mulçumanos. Algumas dessas ainda hoje são praticadas, como a Haje (peregrinação à Meca) ou o Caminho de Santiago de Compostela.
2. O turismo na modernidade
A partir do século 18, com a formação econômica da burguesia (pelo advento de máquinas, pela possibilidade de acumulo de capital), a ideia de se viajar para descansar, conhecer lugares, ter acesso a novas culturas se popularizou – ainda que apenas entre as elites econômicas.
No século 19, o inglês Thomas Cook (1808-1892) foi a primeira pessoa a organizar uma viagem formal – com a venda de bilhetes de trem. Em 1841 Cook era um missionário batista e sua ideia era facilitar o translado de outros religiosos até uma convenção de combate ao álcool.
Nos anos seguintes, Cook aprimorou sua ideia, e criou a agência Cook & Sons, que começou a organizar pacotes de viagens, com transporte, acomodação e até recepção e eventos culturais para os viajantes.
Alguns anos depois, César Ritz (1850-1818) também faz importantes contribuições à hotelaria, ao fundar o hotel com seu sobrenome, focando em não apenas oferecer hospedagem e alimentação, como também serviços de lazer e facilidades.
3. O turismo hoje
Atualmente, o turismo é uma área de estudos universitários própria, agregando teorias e conceitos de campos como Economia, Administração e Psicologia.
Também é um importante setor da economia de muitos países. Em alguns casos, é um nicho da Economia Criativa.
No pós-Segunda Guerra, o turismo foi sendo nichado, em áreas de interesse, como no caso do turismo cultural, turismo religioso, turismo esportivo, dentre outros.