Como Criar um Slogan Memorável para sua Marca
Uma das maiores dificuldades de uma empresa é se definir no mercado,. Há muitos concorrentes, há muitos segmentos, o produto não agrada, a publicidade não funciona…
Os motivos para um bem ou serviço não sobreviverem são imensos.
Por outro lado, há sucessos. Quando uma empresa consegue esse feito, ela atinge o que se chama de “top of mind”, ou seja, vira quase um sinônimo de determinado produto ou segmento.
Os caminhos do sucesso dependem muito mais de publicidade, do que qualquer outro recurso, afinal “a propaganda é a alma do negócio”.
E essa pode ser das mais variadas formas: nostalgia, storytelling, marketing de guerrilha, call to action… As estratégias são muitas. Uma delas é o slogan ou bordão.
Trata-se de um recurso de publicidade criativa, que pode trazer muitas vendas – ou dores de cabeça, se não for bem construído (quantas pessoas já não quiseram pagar poucos reais por um sofá, na empresa que falava “quer pagar quanto?”, não é?).
Logo, como fazer um bom slogan? Quais são as estratégias para um bordão memorável? Veja nosso artigo.
1. Defina o público-alvo
Como peça publicitária, o slogan precisa ter um público-alvo definido.
Esse público vai direcionar a equipe de criação na hora de pegar frases, valores, conceitos que serão usados para desenvolver a identidade o produto, a persona do comprador usual e as estratégias de vendas.
Sem isso, a campanha não falará com o público-alvo certo, e incorrerá no risco de não atingir os nichos de mercado que são pretendidos.
Com a definição de um público-alvo, inclusive, fica mais fácil buscar palavras-chave para a criação do slogan.
2. Mantenha um ritmo
Um bordão precisa de um ritmo fácil de ser decorado. Um bordão ou slogan é uma frase, e como frase, ele é uma sequência de sons. Logo, precisa ter um ritmo fácil de decorar. Eventualmente, o slogan jingle.
Por exemplo, no jingle de uma loja de departamentos, há a frase “vem ser feliz”. É um slogan formado por quatro sílabas. Logo, ele tem um ritmo dinâmico e fácil de ser decorado.
Claro que há slogans que não são tão sonoros, e funcionam bem (“desce redondo”, “energia que dá gosto” etc.). Porem, eles atendem a um ritmo que é próprio da linguagem interna das campanhas onde estão inseridos.
3. Use referências do público-alvo
Referências e valores implícitos ao público alvo fazem o slogan ser decorado mais facilmente, pois, assim, você associa o produto não apenas a um bem de consumo, mas um padrão de comportamento.
Por exemplo, “Vale por um bifinho”, traz valores do público-alvo em questão: mães preocupadas com a nutrição de seus filhos, ao mesmo tempo em que buscam soluções alimentares práticas.
O slogan fica repetidamente afirmando a qualidade do produto, dentro do sistema de valores do consumidor ideal dele.
4. Use humor
Nem sempre o humor é o melhor meio de se criar um slogan. Porém, quando for possível, use. Com humor, o público se sente atraído para um produto, repetindo-o.