Como dar aulas com lousas digitais?

Uma tendência que só tende a crescer é das escolas com lousa digitais. Há duas possibilidades de lousa, nesse caso, a primeira é mais comum, a segunda ainda é muito dispendiosa.

No primeiro caso, trata-se de uma projeção de um computador. Então, essa lousa é, essencialmente, um computador projetado para a sala de aula.

No segundo caso, é uma tela interativa. Um tablet  gingante por assim dizer, de forma que o professor pode abrir apps pela lousa, acessar sites e usar outros recursos, mas sem necessidade de um computador ligado a essa tela.

Desnecessário dizer que a segunda lousa digital é bem mais cara, e por isso, não será uma realidade tão imediata, não?

Entretanto a primeira lousa é a realidade em muitas escolas brasileiras. É relativamente barato, montar uma lousa digital nesse formato (projetando). Os custos maiores são com o projeto e a internet. Caixas de som, e uma tela específica são, relativamente, desnecessárias (a tela pode ser substituída, facilmente, por uma parede branca), a depender do tamanho da sala e da audiência.

Assim, como usar uma lousa digital? Como fazer aulas em lousa digital? Confira algumas dicas (retiradas da experiência).

 

1.     Menos cópia, mais atenção

Você pode Gostar Também:

O que é o PIB?

Um dos usos não muito adequados da lousa digital é usar ela como simples lousa. Ou seja, ao invés de o aluno copiar algo que está em uma lousa normal, ele copia o texto de um arquivo de word.

Esse uso é possível, claro. E ele é o que será sua aula, às vezes. Abrir um pen drive, e um pdf, é muito mais fácil.

Mas tornar as aulas apenas isso, é contribuir para uma aula chata e uma carreira docente frustrante.

Prefira criar conteúdos que pendam a atenção do aluno. Apresentações com músicas, sons, cores vídeos. Textos curtos e dinâmicos, e listas de tópicos funcionam, nesse caso, muito melhor do que um único texto longo.

 

2.     Atividades por e-mail

Uma tendência das escolas é diminuir o uso de papel, por meio de atividades, lições e conteúdos produzidos e enviados em meio digital. E a lousa digital contribui para essa mudança, quando o professor prefere enviar o conteúdo da aula por e-mail.

Assim, no dia da aula, ao invés de os alunos pegarem uma folha, recebem os textos e atividades por e-mail, fazem em casa pelo computador, e reenviam por e-mail.

E como a lousa digital entra nessa dinâmica? Por meio da apresentação (anônima) das atividades dos alunos, a possibilidade de estabelecer diálogos entre o texto-base e as produções, entre outros.

 

3.     Acessando a internet

Outra possibilidade das lousas digitais é o uso da internet. Quem dá aulas sabe: muitos conteúdos surgem no calor do momento. Na dinâmica da aula.

Usar a internet para criar as pontes entre o conteúdo pensado inicialmente, e o conteúdo desenvolvido e surgido na hora é um ótimo recurso.

Além disso, a internet na escola possibilita videoconferências com autoridades de todo o mundo em tempo real, possibilitando debates e trocas com convidados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.